Mais um passo na privatização do IRB Brasil Re. Na sexta-feira, BB Seguridade, Itaú Unibanco, Bradesco, FIP Caixa Barcelona, juntamente com a União Federal, assinaram contrato para compor o bloco de controle, segundo fato relevante. Segundo o comunicado, a reestruturação inclui a conversão de todas as ações preferenciais do IRB em ordinárias e a criação de uma golden share que será detida pela União, que terá direito a veto em determinadas deliberações. A operação envolve a transferência de uma fatia de 21,24% do capital do IRB da União para a BB Seguros, subsidiária da BB Seguridade, numa transação avaliada em R$ 547,4 milhões.
O IRB receberá um aumento de capital, do qual a União e o Bradesco abrirão mão do direito de preferência. Concluída essa etapa, o IRB terá um bloco de controle do qual farão parte a União, com 15% do capital, BB Seguros (20%), Itaú Seguros (15%), Bradesco Seguros (20%) e o FIP Caixa Barcelona (3%). O acordo terá duração de 20 anos.
As seguradoras do Itaú desembolsarão aproximadamente R$ 2,3 milhões na operação de aumento de capital. A operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo da Defesa Econômica (Cade), e está sujeita à aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU), e posterior homologação do aumento de capital pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).