CNseg lança cartilha sobre adaptação climática

A CNseg acaba de lançar a cartilha “Agenda CNseg – Adaptação Climática” , um documento que destaca o papel fundamental do setor de seguros na construção de uma sociedade mais resiliente diante dos impactos das mudanças climáticas. A publicação reúne conceitos, diretrizes e propostas voltadas à atuação estratégica das garantias, com foco na prevenção de riscos, proteção das pessoas e promoção de soluções sustentáveis.

Com uma abordagem acessível e orientada à ação, a cartilha propõe um olhar abrangente sobre os desafios impostos pelos eventos climáticos extremos, que têm se tornado cada vez mais frequentes e severos. Em 2023, segundo dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), mais de 1.160 eventos de desastres associados a extremos climáticos foram registrados no Brasil, afetando diretamente cerca de 2,5 milhões de pessoas . Além disso, a Confederação Nacional de Municípios aponta que mais de R$ 86 bilhões foram acumulados em prejuízos públicos e privados no país entre 2013 e 2022 devido a desastres naturais.

Diante desse cenário, o setor de seguros pode oferecer contribuições importantes por meio de produtos inovadores, políticas de subscrição e investimentos responsáveis. A cartilha aponta que o setor segurador brasileiro movimenta aproximadamente R$ 600 bilhões por ano , considerando seguros, previdência complementar e capitalização, o que demonstra seu potencial para atuar como estratégias de políticas de adaptação e resiliência.

O documento também reforça a importância do diálogo com o poder público, a academia, a sociedade civil e o setor produtivo, de modo a fomentar uma cultura de adaptação climática. Entre os destaques estão as diretrizes que podem orientar políticas públicas e programas de mitigação de riscos, bem como os exemplos de boas práticas que já vêm sendo impostas em diferentes países.

A cartilha faz parte da estratégia da CNseg de promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer a atuação das seguranças frente aos desafios globais, alinhando-se às principais iniciativas internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Princípios para o Seguro Sustentável (PSI – Princípios para Seguros Sustentáveis ), da ONU.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS