Seguro de riscos de engenharia garantem continuidade de obras no Brasil

Fonte: Sancor

O setor de construção civil no Brasil continua a se movimentar, impulsionado por programas habitacionais, obras de infraestrutura e reformas comerciais. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor teve um crescimento significativo nos últimos anos, mas enfrenta um desafio constante: a gestão de riscos. Para manter a sustentabilidade financeira e operacional de projetos de diferentes portes, o seguro de riscos de engenharia tem se tornado uma ferramenta cada vez mais indispensável.

O seguro de riscos de engenharia permite que construtoras e empreendedores transfiram para a seguradora os riscos decorrentes de acidentes de origem súbita e imprevista que possam causar danos às obras. De acordo com Alexandro Sanxes, Superintendente de Riscos Técnicos da Sancor Seguros, além de proteger o empreendimento, essa modalidade garante estabilidade financeira em casos de sinistros. “Esses acidentes podem causar danos às obras e, muitas vezes, afetar também a saúde financeira da empresa, resultando em perdas e prejuízos consideráveis”, explica Sanxes.

Uma das características do seguro de riscos de engenharia da Sancor é a possibilidade de personalização das coberturas conforme o perfil do projeto. Entre os riscos mais comuns cobertos estão danos causados por fenômenos da natureza, como vendavais, granizo e alagamentos, além de desmoronamentos e desabamentos. A cobertura também inclui roubo, furto qualificado, despesas com desentulho e contenção de prejuízos, além de danos morais e responsabilidade civil (RC) do empregador em caso de morte ou invalidez.

Além disso, a Sancor também disponibiliza seguros específicos para grandes empreendimentos e iniciativas governamentais, como o programa “Minha Casa Minha Vida”. Nesse caso, além do seguro de risco de engenharia, que cobre perdas físicas, há também o seguro de garantia, que assegura a obrigação contratual da construtora com o banco financiador, e o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (E&O), que protege contra danos durante o período de garantia do profissional responsável pela obra.

Em casos de acidentes durante a obra, a agilidade no atendimento faz toda a diferença. Na Sancor, o segurado recebe orientações para comunicar imediatamente o problema, o que permite que a seguradora envie rapidamente um profissional capacitado para avaliar a situação e evitar prejuízos adicionais. “Nossa prioridade é agir rapidamente para minimizar os danos e garantir que a construção continue conforme o planejado”, destaca Sanxes.

Apesar de tradicionalmente ser utilizado em grandes projetos, o seguro de riscos de engenharia também está se tornando mais acessível para pequenas obras, como reformas de lojas e pequenas construções comerciais. “Nossa missão é democratizar o seguro, garantindo que empreendedores de diferentes perfis também tenham acesso a essa proteção. Para isso, nossa equipe técnica está sempre pronta para avaliar e propor a melhor cobertura para cada situação”, afirma Sanxes.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS