A Icatu Seguros apresentou resultados recordes pelo segundo ano consecutivo. A companhia encerrou o ano de 2024 com lucro líquido de R$ 439,2 milhões, montante 25% superior ao do ano anterior. O desempenho é fruto da estratégia de fortalecimento dos canais de distribuição e o desenvolvimento de soluções inovadoras para agregar ainda mais valor aos seus produtos e serviços.
No mesmo período, as receitas de prêmios, contribuições de previdência e receitas de capitalização da companhia somaram R$ 14,4 bilhões, um aumento de 11% em relação a 2023.
Em 2024, a base de clientes também cresceu e atingiu 11 milhões. O número reflete o engajamento dos seus mais de 10 mil corretores e a aceleração do número de parcerias estratégicas da seguradora – atualmente, são mais de 350 parceiros no país, como grandes bancos, varejistas, cooperativas e fintechs.
“O crescente interesse por proteção financeira e planejamento de longo prazo mostra uma provável evolução da educação financeira no país. O brasileiro tem demonstrado maior preocupação com os imprevistos da vida, incorporando a proteção de pessoas como parte essencial do planejamento financeiro. Esse movimento tem um grande impacto no Brasil e, sem dúvida, reflete positivamente nos nossos indicadores”, afirma Luciano Soares, CEO da Icatu Seguros. “Nosso compromisso é ampliar o acesso aos produtos de proteção financeira, garantindo soluções que protejam a renda e mantenham o padrão de vida das famílias, tanto em momentos adversos quanto no futuro”, completa Soares.
A evolução da companhia acompanha o desempenho positivo em todas as linhas de negócio. No último ano, a Icatu cresceu 20% em Seguro de Vida (Prêmio Retido), 6% em Previdência (Contribuições) e 9% em Capitalização (Faturamento), em relação ao mesmo período de 2023.
Para Marcio Palmeira, CFO da Icatu Seguros, o compromisso da companhia é expandir o acesso à proteção financeira no Brasil, sem renunciar à solidez e à rentabilidade. “Nossa atuação é pautada por uma gestão financeira eficiente e responsável, com um forte compromisso com o equilíbrio entre ativos e passivos. Essa disciplina assegura tanto a perenidade do negócio quanto a capacidade de proteger milhões de brasileiros. Manter uma estrutura financeira robusta é essencial para garantir segurança e estabilidade a nossos clientes e parceiros”, afirma.
Seguro de Vida: No ramo de Vida, o Grupo Icatu registrou R$ 5,1 bilhões em prêmios retidos de janeiro a dezembro de 2024, uma evolução de 20% em relação ao mesmo período de 2023. Destacam-se o crescimento dos produtos de Vida Individual, com 90% – aumento superior ao do mercado, que foi de 21% –, e do Icatu Vida PME, modalidade voltada para pequenas e médias empresas, que registrou um aumento de 103%. Entre as estratégias, além da ampliação dos canais de distribuição, está a aposta em inovações.
“Recentemente, apresentamos ao mercado a primeira assistente de Inteligência Artificial que permite aos corretores realizarem a gestão de carteira dos clientes na palma da mão, a A.V.I. (Assistente Virtual da Icatu). Esta é apenas uma das iniciativas para simplificar a jornada de adesão ao seguro, auxiliando que estes profissionais da ponta foquem na atenção ao cliente final e minimizem o trabalho operacional”, comenta Luciano. “E esse ano, lançamos uma cobertura inédita que protege as pessoas na perda do pai e/ou mãe. Queremos inovar cada vez mais em produtos, serviços e tecnologia para os nossos parceiros e corretores, com foco na maior adesão e proteção de brasileiros”, complementa o executivo.
Capitalização: A companhia teve R$ 2,8 bilhões de faturamento em Capitalização, evolução de 9% em relação a 2023. O volume de reservas ficou na ordem dos R$ 4 bilhões (+7%). Entre as estratégias para o segmento, a companhia tem investido no produto como instrumento de garantia, que já representa mais de 30% do faturamento da linha de negócio.
Previdência Privada: Em 2024, o Grupo Icatu registrou R$ 6,4 bilhões em contribuições de previdência, um aumento de 6% em relação a 2023. Além disso, houve um crescimento de 7% nas reservas, que chegaram a R$ 56,2 bilhões. Entre as estratégias da companhia está o investimento em um portfólio de fundos altamente diversificado, que garante a possibilidade de alocação para qualquer perfil de cliente, e a oferta de conversão em renda. Ao todo, o Grupo soma mais de 400 fundos, sendo cerca de 100 deles de grade.