Fonte: Zurich
No Brasil, cerca de 38 mil escolas não possuem acesso a uma fonte segura de abastecimento de água. O resultado é que 5,2 milhões de crianças e adolescentes convivem, diariamente, com o risco de adoecer devido ao consumo de água sem tratamento. As consequências para o futuro desses estudantes são significativas.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continuada de 2019 (IBGE, 2020), crianças e jovens que moram em áreas sem acesso à rede de distribuição de água têm, em média, um atraso escolar 3,1% maior em comparação com quem conta com esse serviço.
Para transformar essa realidade, o Instituto BRK, organização sem fins lucrativos criada pela BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil, lançou o projeto Fonte de Futuro, em parceria com a Zurich Seguros. O objetivo é levar água de qualidade para essas escolas e contribuir para a saúde e qualidade de vida dos estudantes.
Depois de beneficiar 11 escolas públicas no Tocantins, agora o projeto desembarca em Macaé, no Rio de Janeiro, onde seis escolas serão atendidas. Cerca de 2,5 mil alunos passarão a contar com água de qualidade graças à iniciativa. Com isso, a primeira fase do Fonte de Futuro já beneficia 17 escolas com aproximadamente 5 mil estudantes. No total, são 22 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente.