Austral é classificada no segmento S1 pela Susep

Categoria reflete solidez e governança de Seguradora e Resseguradora

A Austral acaba de ser enquadrada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) na categoria S1, uma classificação que varia de acordo com o porte e a complexidade das operações das empresas supervisionadas. Desta forma, Austral Seguradora e Austral Resseguradora se juntam a um seleto grupo com outros seis grupos do setor.

Em vigor no Brasil desde 2020, prática recomendada pela Associação Internacional dos Supervisores de Seguros (IAIS) e implementada pela Susep, esta classificação estabelece quatro segmentos – S1, S2, S3 e S4, a partir do perfil de risco e volume de prêmios e reservas técnicas. A Austral, anteriormente enquadrada no nível S2, agora está no patamar mais alto do sistema de qualificação do órgão regulador, e as empresas nesta categoria são aquelas com maior importância sistêmica para o mercado e a economia do país. A mudança, que passa a valer neste ano, reflete a maturidade e a sólida estrutura de governança das companhias. 

“O enquadramento da Austral na categoria S1 é uma marca de crescimento sustentável. A companhia está comprometida com o desenvolvimento do mercado, trabalhando com responsabilidade e transparência na alocação de capital, alto nível de subscrição de riscos e geração de caixa e reservas, a fim de trazer mais confiança e segurança aos clientes, parceiros e investidores”, afirma o diretor de Riscos, Compliance e Gestão de Dados do grupo Austral, Rodolfo Rodriguez, em nota enviada à imprensa.

A classificação do órgão regulador se soma aos ratings conquistados pela Austral Seguradora e Austral Resseguradora: em setembro, por exemplo, a agência global de avaliação de riscos AM Best, especializada no setor de seguros, manteve o índice de Força Financeira em A- (Excelente) e os ICRs de Longo Prazo em “A-” (Excelente) para Austral Seguradora e Resseguradora. Já a agência de rating S&P Global reafirmou as credenciais de crédito das duas empresas em brAAA/estável, o nível mais elevado na escala nacional.

A nova classificação S1 tem impacto direto no planejamento estratégico da empresa, que oferece soluções para a continuidade dos negócios de seus clientes em qualquer situação ou cenário econômico. 

“Fizemos as adaptações necessárias para a mudança de categoria. Verificamos todo o arcabouço regulatório da Susep e já tínhamos uma preparação interna devido ao rating internacional, que exigia da empresa uma estrutura de gestão de risco bastante madura”, conta Luiza Duarte, gerente de Governança, Riscos e Compliance.

A partir dos desdobramentos da crise de 2008, a Associação Internacional dos Supervisores de Seguros (IAIS) estabeleceu regras mais rígidas para o setor, e as agências reguladoras tiveram que se adaptar. A segmentação do mercado de seguros se assemelha ao que o Banco Central estabelece para as instituições financeiras. Assim, a Austral Seguradora e a Austral Resseguradora se enquadram na mesma categoria de grupos como Itaú, Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS