Generali celebra 100 anos no Brasil com inovação, sustentabilidade e foco no cliente

A empresa tem se destacado pela constante busca por inovação, tecnologia e práticas em conformidade com os princípios ESG, alinhando-se também a um forte foco no cliente

A Generali, uma das principais seguradoras do mundo, completa um século de atuação no Brasil em 2025. Ao longo desses 100 anos, a empresa consolidou sua posição no mercado por meio de inovação, práticas sustentáveis e um forte compromisso com a experiência do cliente. Para marcar essa trajetória, a Generali preparou uma série de iniciativas que reforçam sua visão de futuro e seu papel como agente de transformação no setor de seguros.

Em entrevista exclusiva, Claudia Lopes, diretora comercial & marketing da Generali, compartilhou os principais marcos da empresa, os desafios enfrentados ao longo das décadas e as estratégias para os próximos anos. “Com um olhar voltado para a transformação digital e sustentabilidade, a executiva destacou como a Generali tem se adaptado às mudanças do mercado e às expectativas dos consumidores, mantendo-se relevante e competitiva em um cenário em constante evolução”, ressaltou a executiva em entrevista concedida ao Sonho Seguro:

Quais foram os principais marcos e conquistas da Generali ao longo desses 100 anos no Brasil? 

A Generali tem se destacado pela constante busca por inovação, tecnologia e práticas em conformidade com os princípios ESG, alinhando-se também a um forte foco no cliente. Esses pilares têm sido fundamentais para consolidar a posição da empresa como uma das mais relevantes do mercado. Em 2024, a companhia foi premiada pelo terceiro ano seguido no Innovative Workplaces, reconhecimento das 20 empresas mais inovadoras do país, estudo realizado pela MIT Technology Review Brasil. Entre as inovações da Generali que contribuíram para essa conquista, destaca-se o projeto de transformação digital que prevê a substituição, no longo prazo, de todos os sistemas atuais. A ferramenta foi escolhida pela matriz do grupo para ser implantada em vários países como parte de uma estratégia global. A plataforma tem sido o principal sistema de negócio para ramos de vida e massificados. A boa performance da empresa deve-se, em grande parte, à estratégia implantada nos últimos dois anos, que inclui a automação digital para otimizar sistemas internos e a ampliação de oferta de produtos e serviços para fortalecer o portfólio e promover iniciativas sustentáveis. Além disso, também tivemos ações interessantes de ESG, como extensão da licença paternidade para 20 dias e a adoção do trabalho remoto por um ano durante a amamentação.

Como a Generali enxerga as mudanças no cenário econômico brasileiro ao longo desses 100 anos e como isso impactou seus negócios? 

Durante todo esse período, a Generali, vivenciou diversos ciclos econômicos e transformações estruturais que moldaram o mercado de seguros e impactaram diretamente suas operações. A companhia precisou adaptar-se a diferentes cenários e fazer ajustes em suas estratégias para se manter competitiva e relevante no mercado. Uma das principais transformações foi o comportamento do consumidor e a chegada da IA sendo necessário adaptações para se manter relevante, competitiva e atrativa para os nossos clientes. 

Quais são os principais objetivos e estratégias da Generali no Brasil para os próximos anos, especialmente em 2025? 

Em 2025, a Generali está comprometida em continuar sua jornada de transformação digital e inovação para atender às demandas de um mercado em constante evolução. Nossos principais objetivos são fortalecer a cultura centrada no cliente, consolidar a Área do Cliente como um motor de transformação na empresa, e continuar investindo em tecnologias e inovações para oferecer as melhores soluções e experiências aos nossos segurados. Estamos investindo em um novo sistema core, mais moderno e integrado; projeto que está em andamento desde 2023. Também acreditamos que o uso da inteligência artificial será bastante explorado para melhorar nossos processos, ajudando a otimizar a gestão de riscos e melhorar a eficiência operacional. 

A empresa planeja expandir ou diversificar seus produtos e serviços no Brasil? Quais segmentos são prioritários?

Assegurar bens e pessoas é o nosso compromisso. Queremos ampliar, ainda mais, a oferta de produtos e serviços para fortalecer nosso portfólio e promover iniciativas sustentáveis. A empresa está direcionando o foco de sua atuação na experiência do consumidor. Para isso, trabalhará ainda mais para entender as necessidades dos clientes, buscando captar e compreender quais são suas principais preocupações e quais os produtos e serviços que eles mais valorizamO investimento em inovação, principalmente com a aposta em produtos digitais e personalizáveis, que sejam acessíveis e fáceis de usar, será novamente a aposta da Generali. A companhia também seguirá atenta aos movimentos do segmento para oferecer as melhores soluções com tecnologia, facilidade e processos simplificados.

Como a Generali está incorporando práticas sustentáveis em suas operações e produtos no Brasil? 

A Generali no Brasil tem incorporado práticas sustentáveis tanto em suas operações internas quanto na oferta de seus produtos e serviços. A empresa tem uma abordagem integrada que envolve inovação, educação do consumidor, governança responsável e compromisso com o meio ambiente, buscando não apenas gerar valor econômico, mas também contribuir positivamente para a sociedade e o planeta. Temos uma meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa da carteira de subscrição para alcançar o Net-Zero até 2050. Também temos um Comitê de Sustentabilidade para implementar e monitorar ações que serão regularmente reportadas ao Conselho de Administração da Generali. Além disso, internamente, o Grupo lançou um programa de venda de ações para colaboradores. Caso a empresa atinja a meta global de ASG, os empregados ser ão beneficiados com duas ações adicionais, dependendo do número de ações adquiridas. Nos escritórios da Generali no Brasil são disponibilizados locais de coleta de pilhas e “tampinhas” de garrafa PET, assim como coleta seletiva. A empresa também automatiza seus processos reduzindo a emissão de documentos impressos.

Quais são os principais canais de distribuição utilizados pela Generali no Brasil? Como a empresa está se adaptando às mudanças no comportamento do consumidor? 

Somos uma empresa B2B2C, o que representa que temos um leque variado de canais de distribuição. Temos firmado parcerias estratégicas com bancos e varejistas para expandir seu alcance e oferecer seguros de maneira mais acessível e integrada ao dia a dia dos consumidores. Em relação as adaptações ao comportamento do consumidor, identificamos ao longo dos últimos anos diversas mudanças impulsionadas por fatores como avanços tecnológicos, transformações econômicas e sociais, e a crescente conscientização sobre sustentabilidade. Os consumidores estão cada vez mais inclinados a utilizar plataformas digitais para contratar seguros, gerenciar apólices e acompanhar sinistros. Eles buscam conveniência, rapidez e autonomia. A demanda por aplicativos e serviços digitais personalizados continuará crescendo, com maior foco em interfaces intuitivas, chatbots avançados e automação no atendimento ao cliente, porém, não deixando de lado a “humanização” no serviço prestado. O uso de big data e inteligência artificial permitirá a oferta de produtos ainda mais personalizados, com recomendações baseadas no histórico de comportamento e preferências dos clientes. 

Como isso tem impactado a experiência do cliente e a eficiência operacional? 

Temos tirado grande proveito da IA, uma tecnologia essencial que se tornou indispensável para o sucesso em diversos setores. Ela nos permite analisar grandes volumes de dados com rapidez e precisão, resultando em decisões mais estratégicas e eficazes. A empresa também focou neste último ano em mudanças na sua estrutura, com foco na criação de valor e na melhor experiência para o cliente. Pensando nisso, três novas áreas foram criadas: Customer Experience (CX), Inovação e Sustentabilidade. A iniciativa surge como uma resposta ao cenário atual, em que os consumidores estão cada vez mais no centro do negócio, especialmente no setor de seguros, onde as expectativas por agilidade e tranquilidade são primordiais. O grupo t ambém está investindo em tecnologia, como a adoção de canais digitais e URA integrada, porém mantendo o foco na humanização. Em situações delicadas, a empresa valoriza uma abordagem mais empática e personalizada, assegurando que o atendimento continue a ser uma experiência acolhedora e confiável. 

Como a Generali está utilizando a transformação digital para se diferenciar no mercado brasileiro de seguros? 

Temos alguns produtos e iniciativas que estão fazendo toda diferença, como o novo sistema core (Projeto TIA) e o Agilità, que utiliza Inteligência Artificial para otimizar processos jurídicos e desburocratizar fluxos de trabalho. O TIA está sendo implantado para suportar de ponta a ponta as operações de seguro, é uma plataforma única que integra os mais diversos segmentos da companhia. Com isso, ganhamos uma gestão mais eficiente de dados, otimização de recursos, além do avanço na digitalização completa de processos. 

Quais são os principais eventos e ações de marketing planejados para as comemorações dos 100 anos da Generali no Brasil? Poderia detalhar iniciativas como o plantio de árvores e ativações da marca em diferentes regiões? 

A Generali Brasil está celebrando seu centenário com diversas iniciativas que destacam sua trajetória e compromisso com a sociedade. As principais ações incluem: 

• Lançamento do Livro de 100 anos: A empresa está produzindo um livro que narra sua história no Brasil, apresentando personagens, relatos de colaboradores e os principais marcos ao longo dos 100 anos de atuação. 

• Espaço Memória: Está sendo criado um “Espaço Memória” que reúne objetos, documentos e exposições, além de interações tecnológicas, permitindo que colaboradores conheçam a história da Generali no país e também possam visualizar os próximos anos. A ideia é conectar o passado, presente e futuro. 

• Iluminação do Cristo Redentor: Em uma ação simbólica, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será iluminado no dia 20 de fevereiro com as cores da Generali, celebrando a presença da empresa no Brasil e sua contribuição para o país. 

• Campanhas de Marketing On e Offline: Ao longo do ano, a Generali também irá destacar sua trajetória nas redes sociais.

• Videocast: Em parceria com a MIT Technology Review Brasil, a Generali lançou um videocast onde explora temas relevantes do mercado de seguros, histórias inspiradoras, além de discutir temas como negócios, clientes e tecnologia. O público pode acompanhar a série pelos canais oficiais da MIT Technology Review Brasil e da Generali Brasil no Youtube, com novos episódios a cada semana até março. 

• Plantio de Árvores: Como parte de sua responsabilidade socioambiental, a Generali também irá plantar 100 árvores no Rio de Janeiro e 100 em São Paulo, cidades onde mantém escritórios, contribuindo para a sustentabilidade e o meio ambiente. 

• Comemorações Internas: A empresa também está promovendo eventos internos para colaboradores e parceiros, incluindo confraternizações. Essas ações refletem o compromisso da Generali com a sustentabilidade, tradição e valorização de sua história. 

Quais são os principais desafios e oportunidades?

O cenário econômico atual desempenha um papel significativo na formação das tendências do mercado de seguros para 2025. Em tempos de instabilidade, cresce a procura por seguros de vida, previdência privada e proteção de ativos, como imóveis e veículos, à medida que as pessoas buscam proteger o patrimônio acumulado. Com essa crescente, a experiência do cliente tornou-se um ponto crucial para facilitar o acesso a produtos mais personalizados e ágeis, o que torna a contratação de seguros mais atrativa e acessível. As seguradoras que adaptarem seus produtos às novas necessidades dos consumidores, investirem em inovação e adotarem práticas sustentáveis estarão mais preparadas para atender à crescente demanda e se manterem competitivas em um mercado em constante transfor mação. Nossa meta é continuar liderando com inovação, expandindo nossa presença digital e fortalecendo parcerias estratégicas. Também teremos um foco especial nas comemorações dos 100 anos da Generali no Brasil, reforçando nosso compromisso com o país.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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