O ano de 2024 foi um marco significativo para a Sompo, segundo Alfredo Lalia Neto, CEO da companhia. “Esse foi o primeiro ano em que operamos totalmente sob nosso novo posicionamento, com foco em Seguros Corporativos e de Agronegócio”, afirmou o executivo. Durante o período, a Sompo enfrentou desafios relacionados a sinistros decorrentes de eventos climáticos extremos, como enchentes no Rio Grande do Sul e secas em vários estados, que causaram incêndios em máquinas e implementos agrícolas. Apesar disso, o grande desafio não foi o pagamento dos sinistros em si, mas a regulação e indenização ágeis e eficientes de um volume significativo de casos. “Apostamos na agilização de processos, uso de meios digitais e em procedimentos facilitados para sinistros de baixa complexidade, o que nos permitiu acelerar os tempos de indenização”, destacou Lalia.
Em termos de avanços, a Sompo expandiu sua oferta de produtos, implementou novos modelos de subscrição e precificação, e investiu em soluções de gerenciamento de riscos. A empresa também alcançou as metas de investimentos em eficiência operacional e inovação, encerrando o ano com mais de R$ 2,8 bilhões em Prêmios Emitidos. “Entre 2021 e 2024, crescemos a uma média anual de 23,2%, contra 16,9% do mercado nos ramos em que atuamos, dobrando nosso volume de prêmios em três anos”, ressaltou o CEO. A ambição agora é repetir esse crescimento nos próximos três anos, buscando consolidar-se como a terceira maior companhia nos ramos em que atua. “Estamos confiantes de que alcançaremos essa meta muito em breve”, afirmou.
No que diz respeito ao acesso a novas fatias de mercado, Alfredo destacou a importância do letramento em seguros como um processo constante para todos os agentes do setor. “O letramento em seguros é fundamental para ampliar o acesso e a compreensão sobre a relevância dos produtos”, explicou o executivo. Embora a Sompo esteja focada nos segmentos corporativos e de agronegócio, a disseminação da cultura de gestão de riscos é parte essencial de sua estratégia, especialmente devido à expertise reconhecida da companhia em gerenciamento de riscos. “Nosso trabalho de consultoria agrega um valor significativo aos segurados”, complementou.
As reformas e investimentos públicos em áreas como energia, infraestrutura e construção civil também contribuíram para um ambiente de negócios favorável, impulsionando ramos como Transporte, Grandes Riscos, Riscos de Engenharia e Garantia. “Esses investimentos geraram oportunidades importantes para o setor e para a Sompo”, destacou Lalia.
No campo da inovação, a Sompo avançou na digitalização e diversificação de canais de venda, além de lançar produtos inovadores. Em 2024, criou uma área específica de Financial Lines & Casualty e lançou o seguro D&O, um seguro empresarial com limite máximo de indenização de R$ 10 milhões, e uma cobertura de RC Ambiental no Seguro de Transporte. “Também implementamos modelos inteligentes baseados em inteligência artificial para precificação no segmento de Transporte, permitindo interpretação de documentos e dados com maior eficiência”, explicou o CEO. “Essas inovações nos colocam à frente do mercado, oferecendo soluções mais adequadas e competitivas”, acrescentou.
Para 2025, a Sompo pretende consolidar-se como “Top of Mind” no mercado de Seguros Corporativos, com crescimento sustentável. “Nossa meta é sermos a principal referência em Seguros Corporativos e de Agronegócio”, afirmou Alfredo Lalia Neto. Desde 2023, a empresa adotou uma estratégia ousada de focar exclusivamente em Seguros Corporativos e de Agronegócio, já sendo líder em Transporte desde 2017, entre as três principais seguradoras de Máquinas e Implementos Agrícolas e crescendo acima de 50% em Grandes Riscos em 2024. Os planos incluem investimentos para aumentar a participação de mercado e oferecer soluções completas de seguros para clientes de diferentes indústrias, com muitas novidades por vir. “Há um futuro promissor pela frente, e estamos prontos para continuar nossa trajetória de crescimento”, concluiu.