Bradesco Seguros aposta em crescimento orgânico e está de olho em aquisições, parcerias e até IPO para 2025

O Grupo Bradesco Seguros, responsável por mais de 30% do resultado do Banco Bradesco e detentor de 25% de participação no mercado de seguros, acompanha diariamente o crescimento orgânico das vendas e também está de olho em parcerias, joint venture e até mesmo tem como um IPO como avaliação permanente na estratégia do grupo, contou Ivan Gontijo, presidente do maior grupo segurador da América Latina, em coletiva de imprensa nesta terça-feira, em São Paulo.

Durante o evento, executivos do grupo destacaram resultados robustos obtidos até setembro de 2024 e as estratégias para 2025, incluindo crescimento em todos os segmentos de atuação, por meio das empresas controladas pela holding: Bradesco Saúde, Bradesco Vida, Previdência e Capitalização, Bradesco Auto RE (seguro de bens e responsabilidades), Atlântica Participações e BSP Empreendimentos Imobiliários.

O ano de 2024 foi classificado como “excelente” pelos executivos, com aumento de vendas, queda nos índices de sinistralidade e ganhos financeiros em alta diante de juros elevados que remuneram a carteira de investimentos avaliada em R$ 450 bilhões. A receita do grupo alcançou R$ 90 bilhões, enquanto o lucro somou R$ 6,5 bilhões até setembro, relembrou Roberto Chamberlain, diretor geral da Bradesco Seguros.

O presidente destacou a bem-sucedida evolução da área comercial. “Há dois anos dividimos a área comercial, e isso nos deu um ganho de escala muito grande, possibilitando o crescimento em termos de faturamento. Saímos de um faturamento de R$ 6 bilhões ao mês para R$ 10 bilhões ao mês. Um resultado expressivo que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”. Segundo Gontijo, os investimentos em tecnologia, digitalização, novos produtos e parcerias são pilares para o crescimento futuro.

Gontijo também ressaltou o foco em parcerias estratégicas e inovação. Exemplos incluem a Atlântica D’Or, uma joint venture com a Rede D’Or para construção e operação de hospitais, e a parceria com a Swiss Re na área de grandes riscos desde 2017. Recentemente, o grupo também fez uma parceria com o banco digital C6 Bank para venda de seguros residenciais, fortalecendo sua atuação em canais digitais e parcerias financeiras.

Ele revelou que a possibilidade de abertura de capital (IPO) de subsidiárias é um tema em permanente avaliação. “Essa decisão depende de oportunidades criadas pelo mercado. Se fizer sentido, estamos prontos para estruturar algo mais concreto”, afirmou. Atualmente, o braço de seguridade apresenta seus resultados juntamente com o banco Bradesco, já listado em Bolsa de Valores. No entanto, concorrentes como Banco do Brasil e Caixa já realizaram IPO de suas unidades de seguros.

Carlos Marinelli, presidente da Bradesco Saúde, anunciou investimentos em customização de produtos e inteligência artificial para melhorar a experiência dos beneficiários. “Estamos desenvolvendo produtos regionais, como um novo modelo de saúde no Centro-Oeste, focado em competitividade e excelência no atendimento”, explicou. Com mais de 1,6 milhão de atendimentos anuais e um NPS de 76, a Bradesco Saúde mantém a liderança no segmento corporativo e vê potencial de crescimento em pequenos grupos. Marinelli destacou ainda a expansão de parcerias, programas personalizados e maior aproximação com beneficiários e prestadores.

Jorge Nasser, presidente da Bradesco Vida e Previdência, celebrou os R$ 8 bilhões de captação líquida em previdência até setembro, impulsionados por uma carteira diversificada de mais de 110 produtos e a ampliação do canal de vendas com a adesão de centenas de corretores de seguros ofertando previdência e vida. “Estamos investindo na proximidade com o cliente e em parcerias externas para capturar oportunidades fora da rede Bradesco”, disse. Na área de seguros de vida, Nasser destacou o potencial de crescimento com novos produtos que oferecem benefícios em vida, como assistência e seguros personalizados. Ele também enfatizou a importância das parcerias, incluindo iniciativas com grandes bancos digitais, para ampliar o alcance da capitalização e previdência.

Ney Dias, presidente da Bradesco Auto RE, contou que o segmento de seguros automotivos enfrentou desafios com redução de taxas, mas manteve a lucratividade e o mercado. Entre as novidades, Dias destacou o Selo Diamante e Ouro, criado para reconhecer oficinas de alta performance, garantindo qualidade nos serviços. “2024 foi um ano de lançamentos importantes, como produtos para motos, residenciais e empresariais e 2025 já começa com inovações planejadas para o primeiro semestre que contaremos a medida que forem saindo do forno”, afirmou.

Rodrigo Barcellar, head da Atlântica Hospitais e Participações, reforçou a importância de 2024 para a Atlântica Hospitais, que concluiu a aquisição de 20% do Grupo Santa e inaugurou quatro hospitais com a Rede D’Or. Para 2025, a empresa planeja abrir quatro centros de tratamento oncológico em parceria com a Beneficência Portuguesa e o Fleury. “Nosso objetivo é levar saúde de qualidade a mais brasileiros”, afirmou.

“Investimentos em tecnologia, novos produtos e parcerias estratégicas são elementos-chave para o crescimento. Estamos preparados para capturar as oportunidades de mercado e fortalecer nosso compromisso com clientes, corretores e parceiros”, resumiu Gontijo.

Marco Legal de Seguros: equilíbrio e modernização

Gontijo comentou que o novo marco legal de seguros sancionado pelo presidente Lula ontem (9), após 21 anos em discussão, consolida diversas leis esparsas que datavam, em alguns casos, da década de 1960, dentro de uma estrutura moderna e alinhada com a jurisprudência dos mais altos tribunais do país. “O novo marco legal é uma codificação que reúne legislações antigas em uma estrutura única, aproveitando a experiência e a jurisprudência acumulada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Isso garante que ele já nasça atualizado, incorporando as melhores práticas e interpretações jurídicas”, destacou o executivo.

Gontijo enfatizou que o código não é apenas uma consolidação de normas, mas uma atualização significativa que reflete a evolução do mercado e da sociedade. “Ele surge com um alinhamento moderno, o que facilita a adaptação de todos os atores do setor, desde empresas até consumidores. Essa atualização traz clareza e um nível de previsibilidade que beneficia tanto os operadores do mercado quanto os clientes finais”, explicou.

Outro ponto destacado pelo presidente do Grupo Bradesco Seguros foi o potencial do novo marco para equilibrar as forças entre as empresas que oferecem produtos de seguros e os consumidores. “O código visa proporcionar um carregamento mais objetivo das responsabilidades, criando um ambiente de maior transparência e equilíbrio. Isso não apenas melhora a confiança dos consumidores, mas também traz segurança jurídica para as empresas, o que é essencial para o crescimento do setor”, afirmou.

Gontijo também avaliou que a modernização legislativa pode impulsionar a demanda por produtos de seguros, à medida que consumidores e empresas ganham mais confiança em um ambiente regulatório atualizado e equilibrado. “O mercado de seguros, que já vem crescendo de forma consistente, deve se beneficiar diretamente desse novo marco. Ele promove um diálogo mais objetivo entre as partes e reforça o papel estratégico do setor na economia brasileira”, concluiu.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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