Seguradora Tokio Marine inspira equipe a impulsionar a transformação digital

A forma como os japoneses implementam a inteligência artificial em seus processos e serviços é, certamente, algo a se inspirar, afirma Adilson Lavrador, diretor executivo de Operações, Sinistros e Tecnologia

Adilson Lavrador, diretor executivo de Operações, Sinistros e Tecnologia da Tokio Marine Brasil, participou do Digital Round Table 2024 (DRT 2024), realizado na matriz da seguradora em Tóquio. Desde 2017, o DRT tem se consolidado como um espaço estratégico para troca de ideias e projetos inovadores entre as diversas empresas do Grupo Tokio Marine.

Nesta entrevista exclusiva ao blog Sonho Seguro, Lavrador destaca os principais insights adquiridos, como o uso avançado de inteligência artificial para prevenção de fraudes e reconhecimento óptico de caracteres, além de compartilhar como essas experiências internacionais impulsionam a transformação digital no mercado segurador brasileiro.

Quais foram os principais aprendizados e insights obtidos durante sua participação no Digital Round Table 2024 (DRT 2024) na matriz da Tokio Marine no Japão, e como esses conhecimentos podem ser aplicados no Brasil?

    Nós participamos do Digital Round Table, o chamado DRT, desde que ele foi criado pela matriz da Tokio Marine, em 2017, com o objetivo de proporcionar trocas de ideias e projetos entre as diversas empresas do Grupo – algo que é sempre muito rico e agrega valor ao nosso trabalho. 

    Este ano, eu destacaria como insights dois cases envolvendo IA: o primeiro, da Indonésia, sobre uso da inteligência artificial para identificação de danos preexistentes em caso de sinistros de automóveis, que colabora para a prevenção de fraudes; e o segundo, do Japão, sobre o emprego da inteligência artificial generativa no reconhecimento óptico de caracteres, o chamado OCR, função que já utilizamos aqui no Brasil, mas cujas trocas no DRT nos permitiram ter acesso à novas possibilidades de aplicação em nossos projetos. 

    Você mencionou que o Lab de Inovação da Tokio Marine Brasil desempenha um papel crucial no alinhamento às tendências do setor. Poderia compartilhar exemplos práticos de como as iniciativas do Lab têm impactado positivamente corretores, clientes e colaboradores?

      O Tokio Innovation Lab, presente no Brasil desde 2021, tem o objetivo de estimular o intercâmbio de informações com os principais polos de inovação do Grupo Tokio Marine, sediados em Tóquio, no Vale do Silício, Nova York, Singapura, Londres e em Taipei, para acelerar o desenvolvimento local de tecnologia e abrir uma série de possibilidades para nossa operação no País.

      Por meio do nosso Innovation Lab, podemos desenvolver algoritmos de Inteligência Artificial e automações que melhorem a capacidade de análise e previsão de futuro, de forma que consigamos ter resultados mais interessantes e gerem impacto positivo aos nossos Parceiro de Negócios e Segurados. Assim, conseguimos desburocratizar serviços, simplificar produtos e criar de ferramentas que possibilitem ao Corretor a diminuição dos custos operacionais, com mais eficiência no seu dia a dia, de forma que ele possa atuar de maneira mais estratégica junto ao seu Cliente. 

      Além do uso de inteligência artificial no Lab, também temos a oportunidade de compartilhar nossas iniciativas de transformação digital da Tokio Marine e, em 2024, lançamos o novo SupperApp do Corretor, que apoia nossos parceiros diariamente na mobilidade, além de centralizar de informações e auxiliar na gestão dos processos e muito mais.

      A matriz da Tokio Marine é reconhecida por sua disciplina e organização. Como foi a experiência de observar essas características no ambiente da matriz, e de que maneira elas inspiram a atuação da Tokio Marine no Brasil?

        O Japão é, sem dúvidas, um país muito evoluído em diversos sentidos e, quando falamos de tecnologia, ainda mais. Hoje, o Innovation Lab da sede da Tokio Marine, em Tóquio, tem uma atuação muito forte em pesquisa, com o desenvolvimento de ferramentas diferentes do que temos no Brasil. Um bom exemplo é que, enquanto nós focamos bastante na prevenção de fraudes, no Japão, hoje, o foco é oferecer serviços diferenciados dentro dos produtos ofertados. Essas trocas realmente fazem a diferença – assim como nós absorvemos muitos insights, percebemos que o pessoal do Japão também admira muito o trabalho feito aqui no Brasil e nos considera uma referência em tecnologia, inteligência artificial e digital no mercado segurador no mundo.

        A Tokio Marine Brasil possui uma cadeira permanente no DRT desde sua criação em 2017. Como você avalia a evolução da participação brasileira ao longo dos anos e quais são as expectativas para os próximos encontros?

          Este ano eu fui representar o Brasil no DRT, mas já tivemos outros Colaboradores que tiveram essa oportunidade, o que é muito interessante não apenas do ponto de vista da Companhia, mas como também da troca cultural que, é claro, impacta positivamente o nosso trabalho e a nossa visão de mundo. Dessa forma, entendo que a participação brasileira tem evoluído junto com o DRT, sempre com contribuições muito pertinentes para o debate e para o desenvolvimento de novas ferramentas, algo que, esperamos, seguir acontecendo nos próximos anos. Então, posso dizer que nossas expectativas são positivas e bastante altas. A Tokio Marine Brasil é referência no Grupo no que diz respeito a inovação, inteligência artificial e transformação digital, inclusive tendo ganhado uma série de prêmios ao longo dos anos. 

          Quais iniciativas de automação, inovação e digital desenvolvidas no Japão mais chamaram sua atenção e têm potencial para serem implementadas no mercado segurador brasileiro?

            A forma como os japoneses implementam a inteligência artificial em seus processos e serviços é, certamente, algo a se inspirar. Como eu havia comentado, o Japão é um país muito avançado no uso da tecnologia e, mais do que isso, na criação de novas ferramentas para solução de problemas comuns e na melhoria de serviços. Então, acredito que possamos dizer que todas as ferramentas com as quais tivemos contato têm potencial de serem implementadas em certo nível em nossos processos aqui no Brasil e que estamos sempre atentos às oportunidades.

            Denise Bueno
            Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
            Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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