Digitalização e inovação para corretores. Este é o tema da AXA Brasil no 23º Congresso da Fenacor, de 10 a 12 de outubro. O evento é uma oportunidade estratégica para a seguradora, como destacou Karine Brandão, vice-presidente comercial e marketing. “A Fenacor é um dos eventos mais importantes do mercado segurador, oferecendo uma plataforma estratégica para dialogarmos diretamente com nossos corretores e reforçarmos a importância dessa parceria. Para a AXA, participar do evento é uma oportunidade de estarmos próximos dos nossos parceiros para continuarmos evoluindo juntos e para que mais corretores possam conhecer nosso portfólio e proposta de valor.”
Neste ano, a grande novidade da AXA será a apresentação de produtos e processos digitalizados, com o objetivo de facilitar a rotina dos corretores. Karine explica que o tema principal do estande da AXA será a digitalização: “Vamos apresentar as nossas opções de produtos disponíveis em plataformas totalmente digitais e queremos mostrar aos corretores como podemos impulsionar os resultados deles com soluções práticas, que trazem mais agilidade para o seu dia a dia.”
A seguradora também implementou uma série de melhorias em 2024 que foram desenhadas para melhorar a experiência dos corretores, incluindo a digitalização de processos de produtos como Condomínio, Auto Frota, RC Geral, E&O e D&O. “Agora, o corretor faz toda sua jornada de contratação de maneira mais rápida e eficiente, com uma experiência digital que abrange diversos produtos. Essa mudança não apenas otimiza o tempo do corretor, mas também facilita o acompanhamento de todo o processo, desde a cotação até a emissão da apólice, e permite que ele tenha um papel mais consultivo”, afirma Karine.
Além disso, a AXA expandiu a campanha Top Club, um dos principais elementos de sua proposta de valor. Em 2024, o número de corretores contemplados aumentou, e a campanha foi estendida para todas as categorias, oferecendo prêmios como viagens nacionais e internacionais para os corretores com melhor desempenho.
Em termos de benefícios para diferentes perfis de corretores, a AXA também apresentou soluções específicas. Para os corretores massificados, a introdução das plataformas digitais permitiu a ampliação da base de parceiros. Já para os grandes corretores, a AXA lançou um novo Seguro de Riscos Cibernéticos, alinhado com a crescente demanda das empresas por soluções nessa área. “Esse é um mar que ainda tem muito espaço para ser conquistado no Brasil, e grandes corretores podem sair na frente, buscando especialização no tema”, diz Karine. No caso das assessorias, a AXA fortaleceu o relacionamento ao incluir esse público na campanha Top Club.
Olhando para o futuro, a AXA já está planejando novas inovações para 2025, com foco em acelerar ainda mais a transformação digital e ampliar o portfólio de produtos digitais. Além disso, a empresa tem projetos voltados para apoiar as empresas que liderarão a transição energética no Brasil. “Em breve teremos novidades neste sentido”, antecipa Karine.
Ela ainda compartilha sua visão sobre o futuro do corretor no mercado de seguros, destacando o papel cada vez mais consultivo e estratégico da profissão: “A tecnologia vai automatizar processos operacionais e acreditamos que a transformação digital será uma aliada para que o corretor consiga personalizar suas ofertas, atendendo a demanda dos clientes, oferecendo soluções em linha com as necessidades de cada negócio.”
O ESG também é visto como um diferencial competitivo no futuro, com os corretores auxiliando empresas a mitigar riscos associados a práticas ambientais, sociais e de governança. “Eles terão um papel fundamental em orientar sobre produtos que estejam alinhados com esses valores”, conclui Karine.