A Zurich marca presença no 23º Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros e na EXPOSEG, que acontece de 10 a 12 de outubro no Centro de Convenções EXPOMAG, no Rio de Janeiro. O tema central do evento será “O Futuro da Distribuição de Seguros no Brasil”, painel que contará com a participação do CEO Edson Franco, no sábado.
Com um estande de 70 metros quadrados, 100% sustentável, a estimativa é atender corretores de diversas partes do Brasil e reforçar a estratégia do grupo. “A nossa estratégia é clara: estar onde o corretor está. Acreditamos que o relacionamento de confiança com o corretor é construído na mesa de negociações. Tecnologia é importante para facilitar processos e ganhar escala, mas nada substitui o contato próximo com o corretor”, afirmou Márcio Benevides, diretor de distribuição da Zurich Seguros. “A estratégia foi consolidada em 2022 e segue firme em 2024, com planos de continuar crescendo em 2025.”
Fábio Leme, diretor de Personal Lines e marketing da Zurich, destacou a importância da estratégia focada no corretor de seguros como peça-chave para a expansão da empresa. “No primeiro semestre deste ano, tivemos um crescimento de 9% em prêmios emitidos, totalizando R$ 3,1 bilhões. No canal corretor, esse crescimento foi ainda maior, atingindo 9,5% até agosto”.
A tecnologia tem sido uma grande aliada da Zurich para oferecer aos corretores e clientes produtos mais assertivos, maior agilidade na cotação de preços e na regulação de sinistros, além de serviços como pagamento via cartão de crédito em 12 vezes e a contabilização da emissão de carbono na operação. “Registramos uma evolução significativa de 3,5% no NPS entre nossos 16,7 milhões de clientes únicos. Nos ramos de automóvel e residencial, o crescimento foi ainda maior”, destacou Leme.
Mesmo com todo o aparato tecnológico desenvolvido pela Zurich nos últimos anos, Benevides acredita que os negócios são baseados no “olho no olho”. “Seguros é um segmento de relações pessoais e confiança. É nisso que acreditamos. Para melhor atender os corretores, principalmente com o avanço no segmento de linhas pessoais, a seguradora investiu em expansão geográfica, ampliando sua presença em 12 novas cidades em 2024: Araçatuba, Criciúma, Fortaleza, Marília, Natal, Pelotas, Petrópolis, Ponta Grossa, Sorocaba, Vitória, Volta Redonda e Cuiabá. Além disso, a companhia reforçou sua equipe em praças estratégicas como Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba.”
Leme, responsável por desenvolver o segmento de linhas pessoais da Zurich, destacou o sucesso da campanha lançada em meados de 2024, a primeira voltada para linhas pessoais com foco na geração Z. “Essa campanha bateu todos os recordes de volume de cotação e acesso ao site”, informou Leme.
Um dos principais atributos da geração Z é o cuidado com o planeta. Segundo um levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no início de outubro, o interesse dos consumidores brasileiros por produtos sustentáveis aumentou significativamente nos últimos dois anos. De acordo com a pesquisa “Sustentabilidade & Opinião Pública”, a parcela de consumidores que não compravam produtos sustentáveis, independentemente do preço, caiu de 28% em 2022 para 24% em 2024. Paralelamente, o número de pessoas que consideram mais fácil encontrar produtos sustentáveis aumentou de 26% em 2022 para 31% em 2024.
“Percebemos na Zurich a crescente preocupação dos brasileiros com hábitos mais sustentáveis, o que está alinhado à nossa estratégia global e local, com iniciativas como descarte sustentável, investimentos verdes e oficinas com selo verde”, ressaltou Benevides. “Certamente, ter ações sustentáveis já está lado a lado com preço e solidez da marca, ajudando o corretor a levar proteção para a sociedade brasileira.”