Como a tecnologia está redefinindo o mercado de capitalização?

A inovação não só eleva os padrões de serviço, mas também estabelece uma base sólida para a fidelização de clientes e parcerias no mercado competitivo atual

Fonte: MAG

Um dos meios simples e acessíveis de se ter uma reserva de emergência, sem necessidade de conhecimento aprofundado no mercado de investimentos, o mercado de capitalização segue em crescimento no Brasil. Conforme dados recentes da Superintendência de Seguros Privados (Susep), analisados pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), o setor obteve uma arrecadação de R$15,07 bilhões nos primeiros seis meses deste ano, um crescimento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2023.
 

Com o mercado prosperando, as inovações no atendimento ao segmento também podem ser notadas. Nos últimos anos, o setor brasileiro de capitalização passou por transformações significativas, impulsionadas por inovações tecnológicas e mudanças na interação entre instituições financeiras e consumidores. 
 

Entre as inovações mais notáveis, destaca-se o Portal de APIs e parceiros, desenvolvido para integrar de forma eficiente o portal do parceiro em low-code, utilizando a plataforma OutSystems. A plataforma facilita a operação de parceiros sem infraestrutura tecnológica avançada e o investimento em plataformas digitais intuitivas que facilitam o acesso rápido e transparente a informações e serviços.
 

Leonardo Lourenço, head da MAG Capitalização*, destaca que o uso de meios digitais não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para oferecer soluções que realmente atendam às expectativas dos parceiros e clientes. “Os processos são desenvolvidos para integrar-se facilmente com futuros parceiros de distribuição, independentemente de sua maturidade tecnológica. Estar comprometido em oferecer uma jornada intuitiva e sem obstáculos, com investimentos significativos em plataformas digitais que garantem acesso simplificado e transparente a informações e serviços, são diferenciais para o sucesso.”
 

Outras inovações importantes incluem a implementação de uma gestão completa dos processos, como consultas de arquivos, faturas e trâmites de pagamento de sorteios, permitindo que os parceiros acompanhem todas as etapas de forma detalhada. Além disso, a autonomia para clientes (B2C) terem acesso às informações sobre seus títulos, extratos, resultados de sorteios e realizar solicitações de resgates com total autonomia, garante clareza e transparência no processo.
 

Para o futuro, a MAG Capitalização planeja o lançamento de uma loja online e ferramentas avançadas de vendas e gestão de pós-venda para melhorar ainda mais a experiência do cliente e a expansão de seus canais de distribuição.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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