Inflação contribui para aumento de preços do resseguro, afirma Munich Re

Aumento de reivindicações legais por danos nos EUA, tratamentos médicos novos e caros, e a escassez de materiais de construção e trabalhadores qualificados foram citados

Fonte: Reuters e Munich Re

A Munich Re planeja aumentar as taxas de resseguro devido ao rápido aumento nos custos de danos segurados, que estão superando a taxa geral de inflação. O membro do conselho de administração, Thomas Blunck, destacou a situação durante o encontro da indústria ‘Rendez-Vous de Septembre’ em Monte Carlo, enfatizando que a inflação dos danos está superando significativamente a inflação dos preços ao consumidor em muitos segmentos de resseguro.

Blunck apontou vários fatores que contribuem para o aumento nos custos de danos, incluindo o aumento de reivindicações legais por danos nos EUA, tratamentos médicos novos e caros, e a escassez de materiais de construção e trabalhadores qualificados. Esses elementos estão coletivamente impulsionando a inflação dos danos segurados, necessitando uma resposta da resseguradora para manter a estabilidade financeira.

Em linha com esse desenvolvimento, a Munich Re declarou seu compromisso em garantir que as taxas de resseguro e os termos contratuais permaneçam adequados diante desses custos crescentes. A decisão da empresa de ajustar as taxas é uma medida estratégica para abordar a disparidade entre a inflação dos danos e o índice de preços ao consumidor (IPC), garantindo que seus preços reflitam o ambiente de custos real.

Este ajuste pela Munich Re demonstra a postura proativa da empresa na gestão dos desafios impostos pelo atual clima econômico, onde custos específicos relacionados à indústria estão escalando mais rapidamente do que os indicadores mais amplos do mercado.

O foco da empresa em manter taxas de resseguro apropriadas é indicativo da necessidade da indústria de se adaptar às estruturas de custos em mudança para sustentar operações e lucratividade.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS