O Bradesco anunciou um acordo para ficar com 50% do Banco John Deere. Mais do que a carteira de crédito da instituição, o Bradesco quer aproveitar os canais de distribuição, já que a fabricante da máquinas agrícolas tem uma rede de relacionamento muito forte com produtores em todo o Brasil. O valor do negócio não foi revelado.
A expectativa da parceria é reforçar a posição de liderança no agro entre os bancos privados, além de ofertar produtos como seguros e consórcios. O braço de seguros do Bradesco tem participação relevante na venda de seguros para equipamentos agrícolas e o Banco John Deere certamente agregará ainda mais valor.
Este tipo de seguros está dentro do que a Susep chama de “seguro de benfeitorias e produtos agrícolas”, que registrou vendas de R$ 564,7 milhões de janeiro a maio deste ano. A líder nesta classe de seguros é a Mapfre, com R$ 168,9 milhões, a Sompo, com R$ 84,7 milhões e a Bradesco ocupa a terceira colocação, com R$ 79,2 milhões. Ou seja, um mercado concentrado, com as três maiores detendo mais de 60% das vendas.
Em junho, a Bradesco Auto RE divulgou o lançamento do projeto Regulação de Equipamento Direta (RED), visando promover o pagamento direto para os prestadores de serviço de reparação. No total, são 16 unidades referenciadas das grandes montadoras, entre elas a John Deere, a New Holland e a Case.
Outra ação para alavancar as vendas do seguro para produtores foi dar 15% de desconto durante o mês de agosto, para equipamentos selecionados, para contratos novos ou renovações. A promoção é válida para colheitadeiras de grãos, plataformas agrícolas de corte, pulverizadores agrícolas, tratores agrícolas, plantadeiras, pás carregadeiras (agrícolas ou de construção civil), retroescavadeiras (agrícolas ou de construção civil), escavadeiras (agrícolas ou de construção civil) e rolos compactadores.
Com o negócio, o Bradesco pretende ampliar a oferta de produtos e serviços financeiros para os setores de agronegócio e construção para clientes do banco John Deere, que continuará operando de maneira independente. “A John Deere está comprometida em transformar a experiência financeira de seus clientes e concessionários no Brasil”, afirma em nota Jorge Sivina, diretor regional para a John Deere Financial.