Fonte: Mapfre
As instabilidades climáticas no Brasil têm potencial de colocar em risco os investimentos de um ano inteiro nas florestas comerciais do país, em função da exposição dessas produções às intempéries da natureza. Para mitigar esses riscos, a plataforma BolsaAgro Seguros, administrada pela Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) e pela Corretora AgroSeguros, estabeleceu uma parceria estratégica com a seguradora MAPFREpara oferecer diferentes coberturas do Seguro Florestal, incluindo proteção para seringueiras.
A ferramenta, totalmente digital, prevê diferentes contratações de apólices para seringueiras com coberturas para eventos climáticos como raio, vento forte e incêndio, além de outros fenômenos meteorológicos, como seca, granizo, geada, tromba d’água e chuvas excessivas. “Nada mais justo do que se proteger contra esses riscos para que, mesmo com uma possível frustração por um fenômeno inesperado, tenha-se alguma tranquilidade. Se o produtor fizer as contas, ele vai perceber o seguro é muito barato em relação ao risco e, para isso, o produtor pode buscar subsídios do governo federal e estadual para contratação do seguro com uma taxa satisfatória”, enfatiza o gerente de relações com o mercado da BBM, Carlos Widonsck.
Coberturas abrangentes
Em uma área plantada de 10 hectares, por exemplo, o valor em risco segurado pode chegar a R$ 209.805,00, considerando-se a cobertura prêmio, o custo de contratação das apólices é baixo em relação ao valor da área segurada. Como o investimento em florestas comerciais é alto e o retorno é de longo prazo, o seguro contra perdas causadas por eventos climáticos torna-se fundamental para mitigação de riscos. A indicação é que a contratação seja feita já no início do cultivo.
O custo do seguro florestal e o limite máximo de indenização têm como base de cálculo os critérios considerados no momento da elaboração da apólice: área (hectare), finalidade, região, estado, idade da cultura, frequência de limpeza e meios de prevenção e combate ao incêndio. Lembrando que a contratação pode contar com as subvenções governamentais que auxiliam financeiramente na contratação do seguro. O seguro atende a todo território nacional e é fornecido pela MAPFRE, que é líder no segmento. Além disso, as corretoras de mercadorias associadas à BBM são participantes dos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Plataforma digital e seringueira no Brasil
A seringueira é a árvore produtora do látex utilizado na fabricação da borracha natural. As espécies são encontradas em todos os estados brasileiros, em especial na região amazônica. Atualmente, o maior produtor de látex do Brasil é o estado de São Paulo, isso deve-se às produções no noroeste do estado, na região de São José do Rio Preto. Em todo país, centenas de pequenos produtores rurais vivem do extrativismo tradicional do produto e a atividade é muito importante para a economia de diversas regiões. Estima-se que o BR produza hoje cerca de 200 mil toneladas de borracha natural por ano. Em termos globais, a liderança na produção fica no Sudeste Asiático.
No BolsaAgro Seguros Agrícolas, os produtos são disponibilizados para cotação e contratação de forma digitalizada. É possível encontrar os melhores seguros oferecidos pelas melhores seguradoras do Brasil, como a MAPFRE, para as mais diversificadas culturas e ventos climáticos. A ferramenta (acessível aqui) também disponibiliza a contratação de apólices para máquinas e equipamentos, riscos patrimoniais para propriedades rurais e agroindustriais, vida do produtor ou funcionários e outras ligadas ao agronegócio.
A união entre MAPFRE e BBM, anunciada recentemente, fortalece o setor de seguro rural no Brasil como um todo. “A parceria entre MAPFRE e BolsaAgro Seguros permite que os produtores rurais tenham acesso rápido e fácil às diversas opções de cobertura. Nosso objetivo é simplificar o processo de contratação e proporcionar mais agilidade e segurança aos nossos clientes”, afirma o diretor técnico de Seguro Rural da MAPFRE, Fabio Damasceno.