A Allianz SE anunciou um aumento do seu lucro operacional em 6,8%, atingindo 4 bilhões de euros, em comparação com 3,7 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior. O resultado líquido atribuível aos acionistas também registou um aumento, passando de 2 bilhões de euros no ano anterior para 2,5 bilhões de euros. Este crescimento, como destacou a seguradora, foi apoiado uniformemente em vários segmentos de negócios, com contribuições significativas tanto dos serviços de seguros como dos resultados de investimento.
O volume total de negócios da empresa expandiu 5,3% para 48,4 bilhões de euros, com contribuições positivas de todas as divisões. Notavelmente, o segmento de bens e acidentes registou um crescimento substancial devido a estratégias de preços eficazes, enquanto o segmento de vida/saúde registou ganhos principalmente devido às fortes vendas nos EUA e em Itália.
A divisão de gestão de ativos, por sua vez, beneficiou do aumento dos ativos sob gestão (AuM) e de taxas de desempenho mais elevadas, registando uma taxa de crescimento interno de 7,5%.
“O forte desempenho da Allianz no primeiro trimestre demonstra o nosso compromisso inabalável com a criação de valor”, disse Claire-Marie Coste-Lepoutre, CFO da Allianz SE. Ela destacou as principais conquistas em todas as linhas de negócios: forte crescimento interno e disciplina em sinistros patrimoniais, crescimento generalizado e uma margem atraente em vida/saúde, e entradas líquidas significativas de terceiros e taxas de desempenho na gestão de ativos.
“Tivemos um início de ano muito bom e a nossa capacidade de criar valor para os nossos acionistas é apoiada por um forte rácio Solvência II de 203%. Confirmamos a nossa perspetiva para o ano inteiro de um lucro operacional de 14,8 bilhões de euros, mais ou menos mil milhões de euros”, disse ela.
Oliver Bäte, CEO da Allianz SE, também refletiu sobre o desempenho da empresa no primeiro trimestre do ano. “Os fortes resultados da Allianz demonstram a qualidade dos nossos fundamentos, o valor da consistência na execução da nossa estratégia e a vantagem dos amplos talentos e conjuntos de competências que estão representados em toda a nossa organização”, disse ele. Bäte destacou ainda a importância da sua abordagem em tempos de incerteza, enfatizando a posição da Allianz como parceiro preferencial no setor de seguros.