Bradesco Seguros responde por 46% do lucro líquido do banco

O lucro líquido recorrente do banco foi de R$ 4,2 bilhões no primeiro trimestre deste ano e o do Grupo Bradesco Seguros de R$ 2 bilhões. Logo mais vem a matéria completa do balanço!

Algumas matérias têm um gosto especial. Há algum tempo, as insurtech e os analistas decretavam o fim dos grandes grupos de seguros. A justificativa se baseava na afirmação “são grandes demais para inovarem na velocidade das startups”. Nas entrevistas com os grandes, eu sempre trazia esta provacação. E a resposta sempre foi segura: se eles crescerem, é porque aprenderam a atuar no setor. Podemos comprá-los, virar acionista ou apenas seguir no nosso caminho aprimorando nossa gestão.

A Bradesco, uma das maiores, mostra no balanço divulgado hoje o sucesso do resultado que a estratégia de manter um olho do gato e olho do peixe, tendo mais de 100 startups participando da inovação do grupo como parceiras.

Vou me ater na gestão de Ivan Gontijo, que assumiu o comando em novembro de 2020. Seu último cargo foi como diretor geral da seguradora. Com 65 anos, passou por diversas funções nos quase 40 anos em que se dedica ao grupo. Neste período sob seu comando, a participação do braço de seguridade no lucro do banco só avança. Saiu da média dos tradicionais 25% até 2011, para números como 119% no quarto trimestre de 2022, 86% no quarto trimestre de 2023 e neste primeiro trimestre de 2024 chegou a 46%, cinco pontos percentuais acima primeiro trimestre de 2021.

O lucro líquido recorrente do banco foi de R$ 4,2 bilhões no primeiro trimestre deste ano e o do Grupo Bradesco Seguros de R$ 2 bilhões. O faturamento do primeiro trimestre de 2024 também é um recorde. Logo mais trago a matéria completa.

O quadro do comando, essencialmente masculino, tem como apoio mulheres incríveis. Duas delas, que acompanho com mais frequência, contribuem para a transformação da empresa num ritmo mais acelerado do que se imaginava possível num grupo líder de mercado há décadas. Valdirene Soares Secato, diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade na Bradesco Seguros, e Regina Macedo, superintendente de Comunicação no Grupo Bradesco Seguros, que responde ao querido Alexandre Nogueira, 13 anos como diretor de comunicação e marketing, dos 28 anos no grupo. Duas áreas vitais para o crescimento sustentável de uma empresa: pessoas e comunicação.

Recentemente, eu, Kelly Lubiato da Revista Apólice, Manuela Cavalcanti e Fernanda Mathieu, do CQCS, inauguramos a era da participação da imprensa na cobertura da principal campanha de vendas da Talento de Seguros. Foi um fato histórico. Só a comunicação interna participava até então. A 20a. edição contou não só com jornalistas para contarem aos seus públicos a grandeza da conexão do grupo com os principais parceiros de vendas, como as redes sociais foram inundadas com posts de executivos e corretores de seguros com os momentos marcantes vividos nos três dias do encontro.

Fácil nunca é obter resultados tão expressivos. Requer resiliência receber mensagem do chefe a meia noite, quando possivelmente ele está rezando e pedindo a Deus para seguir forte, e as 6h da manhã, quando acorda e reforça a fé pedindo um dia iluminado. Afinal, a concorrência em seguros nunca esteve tão acirrada como agora, num Brasil que ainda se prepara para ser o país do futuro.

Nas análises dos especialistas, o braço de seguridade sempre vem citado como o grande diferencial do grupo Bradesco. E isso me orgulha. Parabéns a toda equipe, mesclada por jovens e seniores, que buscam dentro e fora do país as melhores referências para fazer o grupo a potência que é.

Para os que ainda não aderiram ao fato de as redes sociais julgarem a ética das pessoas, garanto que não serei cancelada por esta opinião isenta, de quem acompanha seguros há mais de 30 anos. Com ou sem patrocínio, fonte de renda de qualquer grande ou pequena mídia, a minha opinião tem fundamento na observação e na avaliação entre o que os executivos contam, o que os números mostram e o que eu observo pessoalmente. Sim, sou daquelas antigas que vou à entrevista para contar com a magia do olho no olho e checar in loco a veracidade dos fatos.

Parabéns a equipe por tantas conquistas.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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