Para Thays Simões, diretora comercial da corretora de seguros WTW, estar no RISKSWORLD, evento promovido pela RIMS, associação que reune maior número de gestores de riscos do mundo, é uma experiência única. “Há muitos painéis interessantes para elevar conhecimento sobre alguns temas como Diversidade, Equidade e Inclusão, riscos emergentes, ESG, transição energética, inteligência artificial e gerenciamento de risco com olhar para o futuro da inteligência global minimizando impactos ao meio ambiente, enquanto navegamos em um cenário que ainda tem espaço para aprender novas estratégias e insights para resolver desafios e sermos resilientes a gestão de riscos, clima. Neste contexto, a abordagem da WTW de criar soluções inteligentes focadas por indústria é muito relevante. Ao nos adaptarmos às necessidades específicas de cada setor, podemos oferecer às empresas um suporte mais eficaz em cada etapa de sua jornada de risco”, diz.
A WTW tem uma experiência imersiva na comunidade global de gerenciamento de riscos e participa de eventos de networking com profissionais de risco de diversos setores, paineis de debates, com estande e diversas ações de relacionamento para interações com clientes e com o mercado segurador e ressegurador. Leia abaixo os principais trechos da entrevista concedida ao Sonho Seguro.
Prevê uma retomada do segmento de grandes riscos já em 2024 ou este ano segue como transição para retomada dos negócios a partir de 2025?
Em 2024, já estamos verificando a retomada de grandes projetos em rodovias, saneamento, infraestrutura em geral, inovação e tecnologia que impulsionam o crescimento do país e do segmento de seguros de grandes riscos, no entanto, acreditamos que 2025 terá uma retomada mais significativa dos negócios de grandes riscos, de acordo com a vocação de cada região, do setor e das especificidades de cada indústria. Dado o contexto, a WTW, como líder em consultoria de gestão de riscos e seguros monitora de perto esses indicadores e tendências para adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado, com uma abordagem baseada em dados, e incentivando nossos clientes a permanecerem ágeis e preparados para transitar e capitalizar oportunidades emergentes à medida que o mercado de grandes riscos segue em retomada.
Quais os principais serviços prestados para ajudar gestores de riscos conseguirem um bom programa de seguros num cenário ainda de hard market?
Neste cenário, o importante é que os gestores de risco conheçam bem quem pode auxiliá-los nos desafios de sua indústria. Dentro de cada setor, existem muitas peculiaridades e uma série de serviços que um bom consultor de risco pode trazer à tona para ajudar num cenário de hard market. O que realmente faz a diferença é entregar uma proposta de valor focada no momento em que a empresa está passando e caminhar junto com conhecimento técnico e transparência para entregar o melhor. Na WTW, caminhamos junto com os clientes, fornecemos orientação especializada e apoio contínuo para a construção de relações de longo prazo em um ambiente de mercado, seja ele desafiador ou favorável.
Como vê o atual momento dos gestores de risco? Quais os principais desafios e oportunidades desta profissão?
Como já estive dos dois lados da mesa, tenho lugar de fala neste quesito. Os gestores de risco tem um desafio complexo e multifacetado que vai além da simples identificação e mitigação de riscos operacionais e financeiros. Envolve também uma coordenação eficaz com diversas áreas da empresa, incluindo Finanças, Operações e RH, para garantir uma abordagem integrada e alinhada aos objetivos estratégicos do negócio. No entanto, muitas vezes, os gestores de risco enfrentam desafios como a falta de headcount adequado, recursos limitados e a incapacidade de acompanhar o dinamismo do mercado de Seguros/Resseguros no dia a dia. É para isso que eles precisam de um parceiro confiável e experiente ao seu lado, que possa ajuda-los em todas essas frentes
Como seguradoras e corretores podem contribuir para agregar valor ao gestor de risco?
Oferecer insights, orientações e soluções práticas para otimizar suas operações, reduzir custos, mitigar riscos e agregar valor ao negócio como um todo. Desta forma, os gestores de riscos podem se concentrar em suas responsabilidades principais.