Itaú Unibanco compra Avita para expandir atuação em seguro garantia

Acordo para a aquisição da corretora reforça estratégia de plataforma aberta do banco e levará aos seus clientes corporativos mais opções de produtos de seguros e eficiência no controle de garantias

O Itaú Unibanco anuncia acordo para a aquisição da corretora Avita, uma das líderes no mercado brasileiro em emissão de seguro garantia judicial. Fundada em 2019, a corretora possui plataforma aberta online de cotação dessa modalidade de seguros, que permite aos clientes a emissão, gestão e controle de vencimentos, renovações e cancelamento de apólices emitidas por diversas seguradoras parceiras. Seu foco é a desburocratização da cadeia de emissão de garantias para empresas, com redução dos custos operacionais e financeiros dos clientes na contratação e gestão de apólices.

A compra será realizada em duas etapas. Na primeira, o Itaú Unibanco adquire 80% do capital social da Avita, controlada pela Prisma Capital, mantendo 20% com os sócios-fundadores. Na segunda etapa, após 5 anos, o banco comprará a participação remanescente do capital social da companhia. A conclusão da operação está sujeita às aprovações dos órgãos reguladores competentes.

Os sócios-fundadores da Avita permanecerão na liderança da operação da companhia. A gestão dos negócios da Avita continuará autônoma, e a corretora manterá suas relações comerciais com outras instituições, de modo a ampliar ainda mais a sua participação de mercado na distribuição de seguros nos próximos anos.

Entre os principais objetivos do Itaú Unibanco com a aquisição está a possibilidade de contar com a tecnologia inovadora da plataforma de gestão de seguros da Avita, que permitirá ao banco expandir a distribuição de seguro nas modalidades de garantia e linhas financeiras para clientes do Itaú BBA (as maiores corporações do país) e, no futuro, também para clientes Itaú Empresas.

A Avita tem integração com plataformas de gestão e ERPs jurídicos e captura informações dos principais tribunais brasileiros, permitindo aos clientes acompanhar o andamento dos processos e suas necessidades de seguro em tempo real.

Para Eduardo Domeque, diretor de Seguros do Itaú Unibanco, o negócio acontece em um momento em que o mercado intensifica a busca e contratação do seguro garantia. “Trata-se de uma tendência importante, e por isso vemos esse movimento como estratégico para ampliar nossa atuação em plataforma digital aberta de seguros e levar aos nossos clientes produtos e serviços de ponta, gerando engajamento cada vez maior com o banco”, complementa.

Segundo Adriano Almeida, cofundador e CEO da Avita, “o negócio está totalmente em linha com a estratégia da empresa para o desenvolvimento de um mercado tecnológico com alto valor agregado aos clientes, por meio de uma eficiente distribuição digital dos seguros, sem burocracia, e com ganhos operacionais para todos os participantes da cadeia de emissões das apólices, sendo o Itaú Unibanco, a maior plataforma digital no Brasil, a escolha certa para este novo capítulo”.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS