A perspectiva do setor de seguros para 2024 é neutra em todos os mercados da América Latina que a Fitch Ratings cobre, com base em ambientes operacionais estáveis e crescimento econômico.
De acordo com estudo divulgado hoje, a perspectiva do setor considera um crescimento mais lento dos prêmios devido a uma maior competição e pressão de sinistros normalizando devido à redução dos níveis inflacionários. No entanto, políticas monetárias expansivas podem afetar a lucratividade geral em alguns mercados devido a menores rendimentos de carteiras de investimento, e custos mais altos de resseguro e níveis de retenção acrescentarão exposições ao risco climático e volatilidade nos ganhos.
As classificações soberanas e seus potenciais efeitos no perfil da indústria e nos ambientes operacionais (IPOE) influenciarão alguns setores de seguros. As carteiras de investimento permanecem expostas a títulos do governo, e as operações estão concentradas em economias domésticas.
A Fitch revisou as perspectivas do setor para Colômbia, El Salvador, Peru e Seguros “não vida” do Chile para neutro, em vez de deteriorante. Isso se baseia na resiliência da indústria de seguros de cada mercado, juntamente com condições econômicas ligeiramente favoráveis, níveis moderados de inflação, políticas de subscrição e gerenciamento de sinistros fortalecidos e cenários de taxas de juros mais baixas em alguns países, conclui o estudo.