Fitch aponta maior competição e crescimento lento para o setor de seguros em 2024

A Fitch revisou as perspectivas do setor para Colômbia, El Salvador, Peru e Seguros "não vida" do Chile para neutro

A perspectiva do setor de seguros para 2024 é neutra em todos os mercados da América Latina que a Fitch Ratings cobre, com base em ambientes operacionais estáveis e crescimento econômico.

De acordo com estudo divulgado hoje, a perspectiva do setor considera um crescimento mais lento dos prêmios devido a uma maior competição e pressão de sinistros normalizando devido à redução dos níveis inflacionários. No entanto, políticas monetárias expansivas podem afetar a lucratividade geral em alguns mercados devido a menores rendimentos de carteiras de investimento, e custos mais altos de resseguro e níveis de retenção acrescentarão exposições ao risco climático e volatilidade nos ganhos.

As classificações soberanas e seus potenciais efeitos no perfil da indústria e nos ambientes operacionais (IPOE) influenciarão alguns setores de seguros. As carteiras de investimento permanecem expostas a títulos do governo, e as operações estão concentradas em economias domésticas.

A Fitch revisou as perspectivas do setor para Colômbia, El Salvador, Peru e Seguros “não vida” do Chile para neutro, em vez de deteriorante. Isso se baseia na resiliência da indústria de seguros de cada mercado, juntamente com condições econômicas ligeiramente favoráveis, níveis moderados de inflação, políticas de subscrição e gerenciamento de sinistros fortalecidos e cenários de taxas de juros mais baixas em alguns países, conclui o estudo.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS