Bradesco Seguros constrói agenda de sustentabilidade que envolve todas as partes interessadas

Valdirene Soares Secato, Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade do grupo Bradesco Seguros, comentou com o Sonho Seguro sobre o envolvimento de clientes e parceiros em ações sustentáveis e como consegue influenciar, como investidora institucional, investimentos sustentáveis. “Temos alguns exemplos de como estimulamos a sustentabilidade em nosso negócio, por meio de nossos produtos e serviços. Contamos com uma agenda de negócios sustentáveis para mapear indicadores e promover impactos sociais e ambientais positivos”, afirma. Leia abaixo os principais trechos da entrevista.

As seguradoras têm um grande poder de estimular a sustentabilidade por estarem entre os maiores investidores institucionais do mundo. São mais de R$ 1,3 trilhão em ativos garantidores sob gestão do setor, sendo o grupo um dos destaques neste portfólio do setor. O que a Bradesco Seguros tem feito neste sentido?

Integramos os aspectos ASG (ambientais, sociais e de governança) aos nossos pilares estratégicos de sustentabilidade, incorporando-os aos nossos negócios por meio da oferta de soluções, produtos e serviços, seguindo o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. Ao oferecer planos de previdência privada com princípios ASG, por exemplo, integramos os critérios nas decisões de investimento e alocação de recursos destes planos.  Dessa forma, os recursos são investidos em empresas com alto grau de comprometimento ambiental, social e de governança, promovendo, assim, o engajamento das empresas investidas.

Os principais desafios ambientais e sociais exigem soluções de transferência de risco. Como a Bradesco se envolve com clientes e parceiros para que eles também façam parte do conceito e das ações do grupo?

O grupo Bradesco Seguros é um grande e completo ecossistema de seguro em prol de todas as pessoas que participam desse universo de utilização e comercialização que geram proteção. Por meio de ações que têm como foco nossos clientes, corretores parceiros, prestadores de serviço e funcionários, procuramos engajar todos os envolvidos no fortalecimento da responsabilidade social no negócio, na valorização do capital humano, estreitando as relações e construindo uma base sólida para a tomada de decisões por meio de consulta, diálogo e colaboração. Além disso, consideramos nossos clientes a razão da nossa existência e atuamos de forma responsável e próxima em todas as esferas do nosso relacionamento, estabelecendo confiança e transparência. Levamos a sério esse compromisso, por meio da oferta de produtos e serviços que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Pode citar alguns exemplos?

Em Gestão de Riscos, a companhia conduz o processo de gerenciamento do risco socioambiental, com o envolvimento de diversas outras áreas com atribuições específicas, assegurando uma estrutura eficiente na mensuração e controle. Os principais riscos são identificados, monitorados e reportados, incluindo os riscos ambientais decorrentes dos imóveis sob gestão da BSP Empreendimentos Imobiliários e das apólices de seguros e/ou produtos comercializados para clientes empresariais.

E com fornecedores?

O grupo conta com medidas restritivas para clientes, fornecedores, corretores, referenciados, credenciados e prestadores de serviços relacionadas. O Grupo está atento às questões como utilização de mão de obra de trabalho infantil e análogo ao escravo e de exploração sexual em todas as suas relações comerciais e de negócios.

Como eles são avaliados?

Toda a cadeia de fornecedores do grupo é avaliada pela gestão de fornecedores, incluindo aqueles que prestam serviços exclusivamente para o mercado segurador, como assistência ao segurado, regulação de sinistro, telemedicina, auditoria médica e sindicantes. Ao todo, 100% dos fornecedores foram submetidos a avaliações socioambientais e selecionados com base em critérios relacionados a Direitos Humanos. A área de Gestão de Fornecedores realiza mensalmente monitoramento da base de empresas cadastradas e, caso seja identificado algum apontamento impeditivo, o fornecedor é bloqueado para contratações futuras. 

Os riscos trabalhistas são avaliados?

O grupo conta ainda com o programa Fornecedor Mais Sustentável, da Organização Bradesco, que define e analisa três principais riscos: Trabalhistas; avaliando emprego de mão de obra infantil, o atendimento às cotas de jovens aprendizes e funcionários com deficiências, e a formalização de contratos de trabalho e discriminação; Ambientais, avaliando licença de operação (quando aplicável), alvará de funcionamento, certificado de limpeza periódica de caixas d’água, gerenciamento de emissões atmosféricas e potabilidade da água; Saúde e segurança: atendimento às políticas, normas, treinamentos, autuações trabalhistas, entre outros.

Uma forma de proteger, é educar. O que o grupo tem feito?

A companhia tem a constante preocupação em educar e levar informações sobre o universo de seguros para a sociedade. Com isso, lançou uma página de educação em seguros, com foco em proporcionar conhecimento ao consumidor sobre a importância de se ter um seguro, seja na proteção pessoal, da família ou de algum patrimônio, além de oferecer conhecimento dos produtos e fundamentos do seguro.

Os serviços remotos também ajudam o planeta…

Ao disponibilizar serviços remotos, a necessidade de deslocamento dos clientes é reduzida. A plataforma de Telemedicina, por exemplo, permite que os segurados recebam atendimento médico em videochamada. Assim, além de evitar emissões do deslocamento por veículos, o uso de papel e impressões é reduzido, pois as informações de atendimento são inseridas no prontuário eletrônico, com toda a segurança exigida pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPG).

No tema mudanças climáticas, o que tem sido feito?

A Operação Calamidade tem como objetivo reduzir, para o menor prazo possível, o atendimento aos sinistros e o pagamento das indenizações por tragédias naturais aos segurados dos produtos de automóveis (coberturas para alagamento) e residenciais, empresariais, condomínio e de equipamentos (cobertura para vendavais e queda de granizo). Desde seu início, já foi acionada 34 vezes, teve mais de R$ 20 milhões pagos em indenizações, atendendo 4.238 famílias e negócios. Nas duas edições abertas em 2021, foram mais de R$ 3 milhões em indenizações, atendendo 723 famílias e negócios.

Comente sobre o Programa Auto Reciclagem… 

Contamos com assistências para apoiar nossos clientes e parceiros a reciclar o que for possível e economizar recursos, como energia e água. No Programa Auto Reciclagem, engajamos oficinas automotivas na gestão da sucata e dos resíduos, favorecendo a Economia Circular com uma plataforma e um sistema de coleta, reuso, reciclagem e destinação correta. Foram 20,8 mil toneladas de materiais automotivos recolhidos desde o início do programa em 2009. 

Com funciona o Sinistro Sustentável?

Montamos um sistema para a destinação correta de resíduos dos nossos clientes dos seguros de automóvel e residencial, com um suporte vai desde o agendamento e coleta até o descarte e destinação final adequada. Quando um de nossos segurados precisa descartar um móvel não utilizado ou um eletrodoméstico danificado, nossa assistência disponibiliza um serviço para coletar estes itens em casa e dar a destinação adequada. Caso não seja possível reaproveitar, reparar ou reciclar, estamos preparados para realizar o descarte ecologicamente correto. Em 2023, este projeto conquistou o Qorus–Accenture Innovation in Insurance Awards, premiação global que reconhece as melhores e mais inovadoras ideias e práticas que transformam a indústria de seguros em benefício dos clientes.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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