Bradesco Seguros e Zurich são premiadas pela Accenture em Milão

Iniciativa vence o Top 3 global do prêmio Qoorus Accenture Innovation Insurance Awards, que destaca as iniciativas mais inovadoras do setor de seguros

Fontes: Bradesco e Zurich

O projeto Sinistro Sustentável, da Bradesco Seguros, é o vencedor do prêmio Qoorus Accenture Innovation Insurance Awards, concurso internacional que destaca as iniciativas mais inovadoras do mercado mundial de seguros. O projeto ganhou o troféu Ouro na premiação que aconteceu no dia 14 de junho, em Milão, na Itália.

“Estamos muito felizes com o reconhecimento internacional do projeto Sinistro Sustentável. O resultado é fruto do trabalho de toda uma equipe comprometida com as melhores práticas de ASG, que geram benefícios socioambientais e estimulam a economia circular, gerando impactos diretos e positivos, não só à sociedade brasileira, mas a todo planeta”, declarou Marcio Jordão, superintendente de sinistros da seguradora.

Fabio Dragone, Diretor de Inovação, CRM e Digital do Grupo Bradesco Seguros, destacou que sustentabilidade sempre foi um pilar de muita atenção da Seguradora. Em 2019, a Bradesco Seguros revisou a Estratégia de Sustentabilidade, considerando os principais desafios e tendências globais, a percepção dos stakeholders, os pilares de sustentabilidade da Organização, entre eles negócios sustentáveis, e as principais agendas nacional e internacional de desenvolvimento sustentável – como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

“Como resultado, novas diretrizes foram estabelecidas para direcionar a atuação da Bradesco Seguros no tema sustentabilidade. Adicionalmente, em linha com tais diretrizes 7 dos 17 ODS foram priorizados para canalizar os esforços da Companhia”, informou Dragone. Além disso, foram estabelecidos 6 pilares ASG para evolução da Sustentabilidade: Negócios sustentáveis, Mudanças climáticas, Relacionamento com o cliente, Diversidade e inclusão, Inovação e Investimento social”.

O Sinistro Sustentável

O projeto Sinistro Sustentável faz parte do Descarte Ecológico e tem como objetivo recolher bens danificados nas casas dos clientes dos seguros Auto e Residencial, e dar um destino socioambientalmente correto ao resíduo. O projeto visa evitar que estes resíduos sejam destinados de forma indevida.

O Descarte Ecológico é uma ação pioneira no mercado segurador. Até o mês de abril de 2023, a Bradesco Seguros viabilizou a coleta de 190,5 toneladas de materiais e evitou que fossem destinados de maneira inadequada, poluindo o solo e evitando o uso de recursos naturais. Nesse período, o projeto gerou impacto positivo na operação de 10 empresas e 30 microempreendedores, além da inserção no terceiro setor. Com o avanço do projeto, outros 800 CNPJs serão impactados.

Até o momento, o Sinistro Sustentável movimentou cerca de R$ 443 mil à economia brasileira, que pode ser revertido em educação, novos empregos formais e benefícios ao meio ambiente.

Projeto brasileiro de atendimento remoto ao cliente da Zurich vence premiação internacional 

O projeto premiado da Zurtich foi o de “Diagnóstico Remoto em Sinistros”, iniciado em 2021 pela seguradora, e que consiste no desenvolvimento de um call center técnico e especializado que ajuda a identificar, de forma remota, os danos a eletroeletrônicos e eletrodomésticos cobertos pelo seguro de garantia estendida da seguradora. 

“Essa conquista ressalta o talento, a dedicação e a visão estratégica de toda a equipe da Zurich, que busca colocar o cliente no centro de suas ações e continua a impulsionar a inovação e a excelência no setor”, afirma Jason Sampaio, superintendente de Sinistros de Afinidades da Seguradora Zurich. 

O projeto foi ouro na categoria “Reimaginando a experiência do cliente”, já que diminui o tempo de atendimento e resolução do sinistro, proporcionando uma jornada prática, ágil e eficiente ao cliente. A iniciativa ainda tem aderência aos princípios de sustentabilidade da companhia, já que evita viagens desnecessárias à casa do segurado, e assim, diminui as emissões de carbono de sua operação. 

O prêmio levou em consideração três critérios para a premiação: originalidade; impacto estratégico de longo prazo e retorno sobre o investimento; e sua capacidade de ser aplicada em escala mais ampla em outros mercados e países. Estabelecida em 2016, a premiação oferece um fórum para as organizações compartilharem as melhores práticas e continua a testemunhar a evolução do seguro em um mundo em mudança. 

Em 2023, foram 352 inovações inscritas, de 223 instituições e 43 países participantes. A unidade de negócios da Zurich do Reino Unido também foi premiada como troféu de prata na categoria “Transformação da força de trabalho”. 

A inovação do diagnóstico remoto 

O projeto Diagnóstico Remoto em Sinistros foi uma inovação desenvolvida pela Zurich no Brasil com o objetivo de melhorar a experiência do cliente no reparo de produtos que possuem seguro de garantia estendida, segmento em que a companhia é líder de mercado no país. 

Após acionar o seguro, o cliente é direcionado via canal de voz ou WhatsApp para contato com uma central de atendimento técnica, que, por meio de fotos ou videochamadas, poderá entender os danos ao produto segurado e como deve ser reparado – antes, isso era feito presencialmente. Dessa forma, o sinistro é pré-aprovado e a própria seguradora aciona a assistência mais próxima, que entra em contato com o segurado para agendar uma única visita, já com as peças necessárias para o reparo. 

“Além de limitar o contato presencial com o cliente durante o processo – questão essencial durante o período de isolamento social na pandemia – o projeto reduziu em 40% o tempo médio de atendimento ao cliente, que pode ter seu produto reparado mais rapidamente”, explica Jason. 

Segundo o executivo, a implementação do diagnóstico remoto melhorou em 16 pontos o índice de satisfação do cliente nessa linha de negócio. “Por esses motivos, o projeto ganhou força após o período mais agudo da pandemia e segue em pleno funcionamento na empresa. Atualmente, 61% das reivindicações de reparo de garantia estendida são resolvidas com o suporte de diagnóstico remoto”, explica. 

Para Jason, o projeto materializa em ações as promessas que a Zurich se compromete a cumprir junto a diversos públicos com que se relaciona: parceiros, colaboradores, planeta, e, principalmente, seus clientes. 

“Como líderes de um segmento que envolve diretamente nossos parceiros de negócio, uma iniciativa centrada em proporcionar a melhor experiência para o cliente e que ainda gera um impacto ambiental positivo é uma das melhores formas de gerar valor mútuo. Estamos felizes pelo reconhecimento, e seguiremos trabalhando para evoluirmos juntos, em busca de um futuro melhor”, finaliza.

Qoorus Accenture Innovation Insurance Awards

Criado em 2016, o Qoorus Accenture Innovation Insurance Awards destaca e compartilha as melhores práticas mundiais de seguradoras e insurtechs que tenham como objetivo ajudar a acelerar a transformação do mercado de seguros como nós conhecemos para melhor. Além disso, o programa promove um fórum para o compartilhamento de condutas entre diversas organizações.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS