Depois de quase dois anos da compra da Minuto Seguros, a Creditas conclui a aquisição. Segundo comunicado, Marcelo Blay e Manes Erlichman, fundadores da Minuto Seguros em 2011, assumem agora posição de Senior Advisors, deixando os respectivos papéis executivos na Creditas.
“Na capacidade de consultores, Marcelo e Manes contribuirão com sua profunda expertise no mercado de Seguros no qual está inserida a Minuto, uma empresa Creditas desde 2021”, informa a nota.
Em julho de 2021, a Creditas adquiriu a corretora de seguros com mais de R$ 250 milhões em prêmios anuais e 160 mil clientes, tendo mais de 15 seguradoras parceiras na cotação online. Também conta com contratação e renovação digitais, administração de sinistros e atendimento pós-venda. Ao todo, a Minuto tinha 350 funcionários, que foram integrados aos 2,5 mil funcionários da Creditas.
Em recente entrevista, o CEO da Creditas, Sergio Furios, criada em 2012, afirmou estar dedicada a reduzir o prejuízo e projeta equilíbrio ainda em 2023. A fintech anunciou em março uma reestruturação do seu centro de recondicionamento de automóveis, localizado em Barueri, na região metropolitana de São Paulo.
Com o movimento, 95 funcionários diretos foram demitidos, mas a empresa prometeu um esforço para realocação dos impactados nas empresas terceirizadas que agora serão responsáveis pela manutenção de veículos.
Em entrevista ao Estadão, Furio complementou que a empresa entra em um novo tempo, focando na venda direta entre os clientes, sem a intermediação de lojas físicas. Por isso, três de suas seis unidades serão fechadas nas próximas semanas, incluindo espaços físicos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A Creditas é uma das principais startups de concessão de empréstimos por meio de garantia no país. Dentro da categoria unicórnio, onde estão outros pares avaliados em mais de US$ 1 bilhão, a empresa foi uma das únicas a resistir ao movimento de demissões em massa que acontecem no setor desde agosto do ano passado.