A HDI Global registrou alta de 17,9% na receita de prêmios em 2022, para 8,9 bilhões de euros (7,6 bilhões em 2021). O lucro operacional da HDI Global subiu para 252 milhões de euros (196 milhões em 2021) no exercício financeiro. A divisão contribuiu com 177 milhões de euros (143 milhões em 2021) para o lucro líquido do Grupo Talanx.
As principais áreas de crescimento foram seguros de bens e responsabilidades (Property & Casualty – P&C) e linhas especiais. O crescimento foi impulsionado tanto por novos negócios quanto por reajustes tarifários, em parte como resultado da inflação.
A HDI Global Specialty continuou seu desenvolvimento bem-sucedido, aumentando a receita de prêmios em 660 milhões de euros ano a ano, para 3,1 bilhões de euros. As Linhas Comerciais aumentaram 693 milhões de euros.
“A HDI Global aproveitou os mercados difíceis em todo o mundo e cresceu lucrativamente. Desde 2018, quase dobramos nossos prêmios brutos emitidos. Para sua ascensão em 2022, tanto as linhas comerciais quanto as linhas especializadas contribuíram quase igualmente. Nosso crescimento resulta de novos negócios, bem como de mudanças de ritmo nos negócios existentes, o que destaca o fortalecimento da qualidade de nosso portfólio”, comentou Edgar Puls, CEO da HDI Global, em nota.
Uma queda nas perdas de frequência reduziu o índice combinado da seguradora industrial para 95,7% (98,7%), em linha com a estratégia, apesar de um aumento no total de grandes perdas e efeitos da inflação. Como resultado, a HDI Global quase atingiu sua meta de médio prazo de 95% bem antes do previsto. Isso reflete os efeitos positivos das medidas tomadas para aumentar a lucratividade desde 2019.
“Com um índice combinado de 95,7%, quase atingimos nossa meta estratégica de um índice combinado de 95% dois anos antes do planejado. Embora tenhamos excedido nosso grande orçamento de perdas para 2022 devido a catástrofes naturais e perdas causadas pelo homem, ainda assim melhoramos nosso índice combinado em três pontos percentuais em comparação com 2021. Conseguimos isso com um forte resultado de subscrição e menor índice de perdas resultante de um portfólio bem-sucedido medidas e novos negócios lucrativos”, afirma Puls.
Indenizações de grandes perdas devido a desastres naturais como o furacão “Ian”, o furacão “Fiona” e as inundações na Austrália afetaram os negócios em 270 milhões de euros. Além disso, as reservas para perdas em relação à guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia totalizaram 36 milhões de euros. Com um valor ligeiramente inferior a 17 milhões de euros, o baixo nível de perdas sofridas pela Tempestade de Inverno “Elliot” no quarto trimestre reflete a rigorosa reestruturação do portefólio imobiliário
Em 2023, a HDI Global tem a ambição de continuar o caminho do crescimento lucrativo e melhorar ainda mais o índice combinado. Como em 2022, haverá desafios ao longo do caminho. “A inflação global, a guerra na Ucrânia, as consequências da pandemia e os desastres naturais continuarão a testar a economia global este ano. As empresas estão cada vez mais reconhecendo a importância da prevenção e identificando seus riscos em um estágio inicial, o que é a base para a continuidade da tendência de crescimento dos últimos anos”, afirma Edgar Puls.