Fonte: Klimber
A Klimber chega ao primeiro ano de operação no país com crescimento consistente e alcance em todo o Brasil. Responsável pelo primeiro seguro de vida digital da América Latina, em 2018, a insurtech fundada pelos argentinos Julián Bersano, CEO; Dolores Egusquiza, CMO; Cristian Elbert, CLO e Diego Camogli, consultor de inovação, investiu em tecnologia proprietária e insights orientados por dados para ampliar a cultura do seguro e democratizar o acesso a produtos concebidos como instrumento de proteção financeira das pessoas.
Aqui no Brasil, a operação é conduzida por Cristiano Saab, executivo com mais de 25 anos de experiência no setor e um dos pioneiros na indústria de seguros para celulares.
O que você destacaria nesse primeiro ano de operação aqui no Brasil?
Cristiano Saab: Sem dúvida a parceria inédita com o Mercado Pago, carteira digital do Mercado Livre, onde a Klimber é responsável por gerenciar todo o ciclo de vida da apólice de forma 100% online.
Esta parceria foi o primeiro passo para expandir ainda mais nossa presença regional, sobretudo por conta da capacidade da plataforma digital de distribuir uma apólice com preço competitivo em um mercado em que a modalidade ainda tem uma penetração muito baixa. Esse é um modelo que faz sentido tanto as seguradoras quanto as empresas de diversos perfis que querem vender seguros.
E como está a performance desses produtos no mercado brasileiro?
Cristiano Saab: Em menos de seis meses, o produto de Vida disponível no app atingiu todos os 26 Estados e o Distrito Federal, incluindo pequenos municípios, reforçando o propósito em democratizar o acesso à cobertura. Nossa expectativa era conquistar, no primeiro ano de atuação no país, todos os 26 Estados do Brasil e esse objetivo foi alcançado.
Qual o modelo da insurtech?
Cristiano Saab: O modelo de negócios da Klimber é orientado a parcerias de longo prazo, desenvolvendo a infraestrutura para poder distribuir seguros embebidos em canais digitais de empresas de diferentes segmentos – fintechs, bancos digitais, carteiras virtuais, cartões de crédito, varejistas, operadoras de turismo, entre outros – que encontram nos produtos de seguros um valor adicional para seus consumidores. Neste formato, é capaz de oferecer preços competitivos, conveniência e controle sobre a experiência de seguro. Na prática, com um modelo B2B especializado na criação de ecossistemas, desenvolvemos interfaces para poder transformar os negócios tradicionais das seguradoras em negócios com DNA digital. Viemos para criar e adaptar produtos à fluidez e necessidade de um canal digital.
Como foi o 2022 da Klimber?
Julián Bersano: Foi um ano de forte crescimento, que viu triplicar o número de funcionários a nível regional e iniciou também a operação em dois novos países: México e Chile. Sempre com foco em inovação, a plataforma digital entregou um produto que permite o pagamento de sinistros em menos de uma hora usando algoritmos, além da digitalização e automatização dos cerca de 30 processos que giram em torno da administração de seguros.
– E quais são os planos para 2023?
Julián Bersano: Para 2023, a Klimber continuará se posicionando como um player estratégico para o setor, tornando o mercado segurador mais acessível, ágil, simples e eficiente. Queremos conquistar o negócio latente por trás da brecha de proteção em segmentos emergentes.
No Brasil, particularmente, apenas uma pequena parte da população tem acesso a seguros pessoais, com uma maioria de pessoas na base da pirâmide dentro da população sem acesso a esses seguros. Nosso objetivo é continuar democratizando as coberturas possibilitando seu acesso em toda a região.