Quanto mais inovadora, mais jovial as empresas se tornam para acompanhar a evolução digital da sociedade. Uma delas é a MAPFRE. A começar pela mudança do nome da marca de sua unidade de assistências. Com uma estrutura de atendimento mais ágil e identidade global unificada, a marca passa a se chamar MAWDY, sigla para MAPFRE Worldwide Digital Assistance, nos 23 países onde atua. A pronúncia é “MÁUDI”.
“MAWDY é um nome moderno, atual e sonoro, que expressa tecnologia e inovação, além de ser curto, potente, feminino e fácil de memorizar. É uma marca diferente, com personalidade forte, que reflete uma empresa preparada para o futuro e com a qual podemos transmitir a nossa proposta de valor”, explica Fabiano Sardá, diretor geral da unidade de assistência no Brasil.
No Brasil, país que responde por fatia importante do faturamento do grupo globalmente, a nova marca estreia com o intuito de se tornar a líder no mercado nacional de assistências, proporcionando uma melhor experiência aos atuais e potenciais clientes.
O grupo iniciou uma nova etapa e quer consolidar uma imagem de transformação, com muitos produtos e serviços inovadores para diversos segmentos da economia. Acompanhe abaixo os principais trechos da entrevista concedida por Fabiano Sardá ao Sonho Seguro.
Além do nome, o que mais muda na unidade de assistências do grupo MAPFRE?
Agora somos uma empresa com foco em soluções digitais e com uma identidade global unificada. Com ela, queremos cativar nossos partners e seus clientes na oferta de soluções cada vez mais transformadoras. Nesta nova etapa, nos anteciparemos aos desafios, às tendências e às expectativas dos nossos usuários. Essa transformação de marca nos levou a focar nos mercados considerados estratégicos para o Grupo MAPFRE, principalmente, a América Latina e a Europa. A marca estará unificada em todos os mercados, o que reforçará a MAWDY, proporcionando-lhe uma identidade mais global.
A tecnologia molda toda a operação…
Com certeza. O nascimento da MAWDY é consequência de uma série de mudanças que a unidade de assistência vem implementando nos últimos anos em sua divisão de assistências, como a oferta de produtos para diferentes necessidades, diversificação dos canais de distribuição e reorientação geográfica para mercados estrategicamente atrativos. A nova unidade passa a concentrar suas atividades nos acordos de distribuição, através dos canais B2B e B2B2C, com uma proposta de valor baseada no que foi o eixo da transformação da unidade: a digitalização. Em seu portfólio no Brasil estão assistências que complementam os seguros , para residências, empresas, pessoas, automóveis e no segmento rural, além de produtos financeiros, automotivos e do mercado de afinidades. Com a MAWDY, os clientes passam a contar com uma empresa que utiliza tecnologia para aprimorar a experiência do usuário, com destaque para o uso intensivo de dados, que ganha protagonismo, ao otimizar a segmentação e a personalização da oferta ao cliente final. Ferramentas como aplicativos de web progressivos (PWA) e APIs para integrar a comunicação com clientes a outras plataformas são alguns dos exemplos colocados em prática na nova fase.
Tem algum benefício novo para os clientes?
Sim. Nosso objetivo com a mudança de marca é fornecer serviços e soluções que complementem a oferta e contribuam para a digitalização e a inovação nas relações com os clientes. Dessa forma, queremos complementar a oferta com serviços, de forma mais personalizada e oferecendo mais relevância ao usuário final. Por isso, a tecnologia nos torna mais eficientes e melhora constantemente nossas ofertas, tornando-a mais individualizada.
Com a MAWDY, o foco segue na busca de parceiros de negócios como seguradoras, bancos, varejo, entre outros?
Sim. Além do âmbito do mercado segurador, a MAWDY especializou-se em conceber soluções para os setores automotivos, turismo, bancos e setor financeiro, telecomunicações e affinities.
Por que o nome MAWDY?
MAWDY é uma sigla adaptada de MAPFRE Worldwide Digital Assistance, um nome que contém alguns dos elementos que nos caracterizam: o fato de pertencer a um grande grupo, a essência internacional e a digitalização, que tem sido o pilar de nosso processo de transformação e nossa nova proposta de valor. Nossos estudos mostram que MAWDY é um nome moderno, atual e sonoro, que expressa tecnologia e inovação e nos ajuda a nos conectar com partners e clientes. Também é um nome curto, potente, feminino e fácil de memorizar. É uma marca diferente, com personalidade forte, que reflete a empresa que somos hoje, preparada para o futuro.
Como foi o ano de 2022 para a divisão de assistências?
2022 foi um ano de muito trabalho em que focamos na aquisição e no desenvolvimento de novas ferramentas digitais, reestruturação de processos, revisão dos serviços e soluções de assistência que trouxessem valor agregado ao negócio, como por exemplo, através dos aplicativos de web progressivos (PWA), APIs para garantir a agilidade nas integrações ou as comunicações com clientes através do WhatsApp e outras plataformas de comunicação. Foi um período de transição em que preparamos o ambiente da forma mais adequada possível para estrear a nova marca.
O que a MAWDY espera para 2023?
Estamos muito otimistas para 2023 e acreditamos no potencial de crescimento de negócios da MAWDY logo em seu ano de estreia. Estamos preparados para melhorar a experiência dos clientes que já nos conhecem e cativar os nossos futuros clientes com soluções cada vez mais relevantes para o seu dia a dia. Com o uso das novas ferramentas tecnológicas e a utilização da inteligência dos dados, que também ganha protagonismo e otimizará uma segmentação e personalização da oferta ao cliente, vamos estar cada vez mais próximo do cliente, o que traduzirá em uma melhor experiência ao usuário e nos tornará em uma referência do mercado de assistência.
Por que uma mudança de marca agora?
Lançamos uma nova marca para uma nova etapa da companhia. Finalizamos um período de reestruturação necessário para enfrentar o futuro com força, e agora somos uma empresa mais digital, com uma identidade de fato global. Com uma nova estrutura e uma nova proposta para agregar maior valor ao grupo. Evoluímos e agora queremos refletir essa mudança, renovando a nossa marca e nos preparando para novas demandas do setor de assistências.