Zurich lucra US$ 4,6 bilhões em 2022 e vendas de seguros superam US$ 43 bilhões

A Zurich reportou lucro líquido atribuível aos acionistas de US$ 4,6 bilhões em 2022, uma redução de 12% em relação aos US$ 5,2 bilhões em 2021, impulsionado principalmente por um nível mais baixo de ganhos de capital, perdas líquidas na alienação de negócios e encargos de hiperinflação relacionados ao mercado latino-americano.

No entanto, a Zurich teve seu maior lucro operacional (BOP) desde 2007, com US$ 6,5 bilhões para o ano de 2022, um aumento de 12% em relação aos US$ 5,7 bilhões em 2021. A empresa também superou suas metas financeiras pela segunda vez consecutiva.
Menores sinistros relacionados a catástrofes e condições climáticas foram parcialmente compensados pelo ambiente inflacionário experimentado nos negócios de varejo e PME no segundo semestre de 2022, em particular no ramo automotivo, enquanto o seguro comercial continuou a se beneficiar da maior taxa de ganho e expansão da margem, segundo comunicado do grupo suíço.

“Foram anos difíceis com desafios inesperados durante os quais tivemos que nos manter muito ágeis e focados em nossos objetivos. Continuamos a executar nossa estratégia com forte disciplina e conduzimos com sucesso nossos resultados para cumprir as metas”, de acordo com o CEO do Grupo, Mario Greco.

O segmento de negócios de Property & Casulty (P&C) registrou “índice combinado de 94,3% e níveis recordes de prêmios”, disse Greco durante uma ligação com analistas para discutir os ganhos. O índice combinado do ano passado estava no mesmo nível de 2021.

Os prêmios brutos de P&C do grupo somaram US$ 42,3 bilhões, aumento de 8% em relação aos US$ 40,1 bilhões em 2021. Greco disse que um forte crescimento foi alcançado em seguros comerciais e negócios de varejo. “Os preços ajustados ao risco mais altos no seguro comercial e o progresso medido contínuo em direção às nossas ambições de crescimento levaram os prêmios brutos subscritos da P&C a um nível recorde”, disse ele.

“Embora esperemos que os aumentos das taxas no seguro comercial sejam moderados em relação aos 8% observados em 2022, esperamos ver mais expansão de margem em 2023”, acrescentou. Greco disse que a empresa continua focada nos clientes, o que se reflete no fato de que a taxa de retenção de clientes aumentou dois pontos percentuais, para 82%, com mais de 2,1 milhões de novos clientes líquidos adicionados em 2022.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS