A Zurich reportou lucro líquido atribuível aos acionistas de US$ 4,6 bilhões em 2022, uma redução de 12% em relação aos US$ 5,2 bilhões em 2021, impulsionado principalmente por um nível mais baixo de ganhos de capital, perdas líquidas na alienação de negócios e encargos de hiperinflação relacionados ao mercado latino-americano.
No entanto, a Zurich teve seu maior lucro operacional (BOP) desde 2007, com US$ 6,5 bilhões para o ano de 2022, um aumento de 12% em relação aos US$ 5,7 bilhões em 2021. A empresa também superou suas metas financeiras pela segunda vez consecutiva.
Menores sinistros relacionados a catástrofes e condições climáticas foram parcialmente compensados pelo ambiente inflacionário experimentado nos negócios de varejo e PME no segundo semestre de 2022, em particular no ramo automotivo, enquanto o seguro comercial continuou a se beneficiar da maior taxa de ganho e expansão da margem, segundo comunicado do grupo suíço.
“Foram anos difíceis com desafios inesperados durante os quais tivemos que nos manter muito ágeis e focados em nossos objetivos. Continuamos a executar nossa estratégia com forte disciplina e conduzimos com sucesso nossos resultados para cumprir as metas”, de acordo com o CEO do Grupo, Mario Greco.
O segmento de negócios de Property & Casulty (P&C) registrou “índice combinado de 94,3% e níveis recordes de prêmios”, disse Greco durante uma ligação com analistas para discutir os ganhos. O índice combinado do ano passado estava no mesmo nível de 2021.
Os prêmios brutos de P&C do grupo somaram US$ 42,3 bilhões, aumento de 8% em relação aos US$ 40,1 bilhões em 2021. Greco disse que um forte crescimento foi alcançado em seguros comerciais e negócios de varejo. “Os preços ajustados ao risco mais altos no seguro comercial e o progresso medido contínuo em direção às nossas ambições de crescimento levaram os prêmios brutos subscritos da P&C a um nível recorde”, disse ele.
“Embora esperemos que os aumentos das taxas no seguro comercial sejam moderados em relação aos 8% observados em 2022, esperamos ver mais expansão de margem em 2023”, acrescentou. Greco disse que a empresa continua focada nos clientes, o que se reflete no fato de que a taxa de retenção de clientes aumentou dois pontos percentuais, para 82%, com mais de 2,1 milhões de novos clientes líquidos adicionados em 2022.