Seguro automóvel é a grande aposta da MAPFRE em 2023

"Fizemos investimentos significativos e agora colhemos os frutos ao atrair corretores e clientes com preços acessíveis e uma jornada de contratação fluída", afirma Luiz Padial

O que esperar do seguro de automóvel em 2023, depois de um ano de ajustes para recuperar perdas? “Um ano ainda com desafios com inflação e financiamentos retraídos, mas com demanda em alta e acirrada concorrência entre as seguradoras do setor”, afirma Luiz Padial, diretor executivo da área de automóvel da MAPFRE Seguros e que atua há mais de 23 anos neste segmento, responsável por arrecadação anual próxima de R$ 35 bilhões no Brasil.

Padial assumiu a diretoria de automóvel do grupo espanhol há cerca de seis meses. A MAPFRE tem 50 operações de seguro automóvel em todo o mundo, sendo o maior no segmento na América Latina. O Brasil representa 15% e tem sido estratégico para os negócios da companhia. “Chego num momento especial da MAPFRE, com investimentos em projetos transformadores nas áreas operacional, de produtos e em tecnologia para melhoria da experiência do corretor e dos clientes em todos os nossos canais de atendimento”, comenta o executivo. 

O mercado de automóvel enfrentou diversos desafios durante 2022, como a inflação, a alta dos preços dos veículos novos e usados, além da falta de peças para a fabricação de carros. Mesmo neste cenário hostil, a carteira arrecadou cerca de R$ 3,355 bilhões em 2022 com avanço de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 1,5 milhão de veículos segurados.

As áreas de subscrição e “pricing” são acompanhadas com lupa. “Quanto mais estabilidade tiver, melhor para todos. Quanto mais eficientes formos, mais acessível será o preço para o consumidor, o que nos coloca num ciclo virtuoso, que já tem uma base tecnológica moderna e com uma jornada cada vez mais simples para os corretores e clientes”, diz. 

O novo sistema de seguro auto começou a rodar em outubro do ano passado e já conta com a adesão de 95% dos corretores parceiros. Com autoatendimento, os profissionais podem cotar num único lugar carros de passeios, motos e caminhões e fazer diversas ações sem precisar acionar um funcionário da seguradora de forma intuitiva e simples. Padial também comemora a adesão dos corretores às plataformas multicálculos, que permitem impulsionar as vendas e as renovações de seguros. A meta é ambiciosa com um forte crescimento do número de corretores em 2023, apenas no último mês foram 800 novos corretores que utilizaram uma jornada de cadastro 100% digital.

Com a melhora da percepção dos corretores e dos consumidores, Padial se dedica a trazer novidades para ambos e colher os frutos das conquistas realizadas no processo operacional. “Já temos várias novidades para o ano, como lançamentos de produtos mais acessíveis e benefícios que vão ajudar o corretor a conquistar mais clientes. Isso nos impulsiona a atrairmos cada vez mais parceiros e segurados com um bom serviço, tornando o viés preço algo mais secundário. Por isso estamos certos de que termos um ano muito bom”, projeta o executivo. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS