MetLife comemora o crescimento das parcerias em 2022 através dos bancos, plataformas de investimentos, varejo, fintechs e veículos

Os seguros de vida e prestamista foram grandes responsáveis pelo forte crescimento

Se tem uma empresa que comemora os resultados de 2022 é a MetLife. De janeiro a outubro, o grupo contabiliza um incremento de 104% nas vendas de seguro de vida, prestamista e planos odontológicos comercializados exclusivamente no canal parcerias através de bancos, plataformas de investimentos, redes de varejo, fintechs e veículos. Trata-se de um segmento com concorrência extremamente acirrada no Brasil, uma vez que é um canal de distribuição importante para democratizar o seguro. 

“As parcerias são um canal estratégico para o crescimento da MetLife no Brasil e principalmente para democratizarmos o acesso a proteção e ao planejamento financeiro. As vendas de produtos e soluções no canal representam atualmente 53% do volume total de seguro de vida, seguro prestamista e planos odontológicos comercializados pela MetLife no Brasil”, informa Marcelo Tomei, diretor comercial da MetLife, ressaltando a importância das parcerias comerciais. 

No primeiro semestre de 2022, a seguradora atingiu a marca recorde de 23 parceiros comerciais e avançou para novos segmentos, como o varejo de roupas e acessórios. “Entendemos que o caminho seja ampliar os segmentos e os canais de distribuição em que atuamos, levar as nossas soluções e produtos a milhões de famílias em uma experiência simples, intuitiva, digital e principalmente adequada ao momento de vida e as necessidades dos clientes dos nossos parceiros”, aposta Tomei. 

Na lista de parceiros, a seguradora conta com o Itaú, Mercantil, BV, Safra, Inter e Ame Digital. O avanço foi grande também nas plataformas de investimentos, com o crescimento das vendas do seguro de vida individual, como na XP e BTG. Os segmentos de veículos e as redes varejo também se mostram relevantes para a estratégia da MetLife, tendo frentes em expansão com a Chevrolet e a C&A.

“O mercado e os canais de distribuição têm se adaptado muito bem a toda esta transformação que nós temos vivenciado, buscando a inovação, novas tecnologias e principalmente soluções que acompanhem as mudanças de hábitos de consumo, entendendo como e quando o cliente quer ter acesso aos nossos produtos e de que maneira ele quer comprar. As plataformas digitais e as ferramentas de tecnologia embarcada, como as APIs (Interface de Programação de Aplicativos), tornaram-se essenciais neste processo”, segundo Tomei. 

Este cenário dá noção da importância do seguro do ponto de vista de negócio, ao trazer ganhos financeiros e expandir a proposta de valor dos parceiros. “Nós percebemos que as incertezas e a preocupação com o bem-estar e o futuro intensificaram o interesse das pessoas por seguros e isso se reflete em um foco ainda maior dos canais de distribuição, que entendem os seguros como uma oportunidade para entregar uma solução de alto valor, relevante para a vida das pessoas e com isso ampliar a permanência e a fidelidade dos clientes.”, comenta Tomei.

Os seguros de vida e prestamista foram os grandes responsáveis por este resultado expressivo, tendo entre os principais fatores o maior acesso das pessoas, facilidade na contratação, simplificação dos processos e a maior consciência em relação a importância dos seguros e da proteção. “As pessoas estão mais preocupadas com as proteções em vida, os riscos e imprevistos que podem acontecer com qualquer um de nós no dia a dia. Neste cenário tivemos um crescimento importante da contratação de coberturas como Doenças Graves, Internação Hospitalar e Invalidez, sendo que atualmente 60% dos seguros de vida individual contratados através do canal possuem estas coberturas. Os maiores destaques são a Invalidez presente em 48% dos casos, Doenças Graves em 35% dos seguros e Internação Hospitalar em mais de 20%”, pontua.

A receita de sucesso, segundo Tomei, está no desenvolvimento de programas de seguros exclusivos e customizados a realidade dos parceiros, em uma experiência simples ao cliente e aos times comerciais, além da oferta de produtos e soluções que proporcionam ao cliente benefícios em vida. A evolução do mercado e da relação com os clientes exige o desenvolvimento de novos modelos de negócios, mais ágeis e que tenham a experiência do cliente como um tema central, adequando a forma de atendimento, as ofertas e toda a relação com os clientes.

“Devemos encerrar 2022 superando a marca de 1,5 milhão de clientes, 25% acima do obtido em 2021, quando o crescimento chegou a 70% no volume de vendas de seguro de vida, seguro prestamista e planos odontológicos comercializados via parceiros. Estes resultados refletem a estratégia que adotamos, ampliando as parcerias para novos segmentos e canais de distribuição; a oferta de produtos e soluções customizáveis aos clientes e parceiros – seguros de vida e acidentes pessoais, prestamista, planos odontológicos; os investimentos contínuos em plataformas digitais, tecnologia, e na digitalização dos processos chave do ecossistema – tendo as APIs como maior destaque”, orgulha-se Tomei. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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