Swiss Re fecha parceria com a insurtech Darwin para cessão de resseguro 

Objetivos principais da Darwin são estabilizar o produto e ganhar escala, com meta de deixar o sandbox da Susep em 2023

Num momento de grande aperto para as insurtechs com a retração de investimentos, a Darwin fechou um acordo com a Swiss Re. O acordo prevê a cessão de resseguro para parte da carteira de seguros de automóveis da insurtech.  A Swiss Re não terá participação acionária na Darwin. Questionados sobre valores, “por política interna do Grupo Swiss Re, não são divulgados números que não sejam de conhecimento público”. Leia abaixo a entrevista com o sócio e cofundador da Darwin, Carlos Alberto Souza Barros, e com o presidente da Swiss Re no Brasil, Fred Knapp.

  1. Quais os benefícios que a parceria vai gerar para o negócio da Swiss Re? 

Swiss Re: A Swiss Re vê nesta parceria uma grande oportunidade para fomentar o mercado segurador e fazer parte da digitalização da indústria (res)seguradora que está em curso no Brasil. A Darwin Seguros traz uma maneira inovadora de pensar sobre o seguro automóvel, impulsionando mudanças no mercado e transformando a maneira de os consumidores comprarem seguros com mais praticidade.

  1. Será só no Brasil ou atuarão juntos em outros países? 

Swiss Re: Inicialmente, apenas para o Brasil.

Darwin: Embora a intenção de ambos seja se dedicar ao máximo à parceria (fomos os únicos escolhidos da segunda turma do Sandbox), não existe nenhuma exclusividade formal.

  1. Quais as principais dores do negócio que a Swiss Re busca resolver com startups?

Swiss Re: O grupo Swiss Re tem como missão fechar a lacuna de proteção e, com a pandemia, consumidores e empresas da América Latina passaram a adquirir produtos e serviços de forma digital, acelerando a adoção do comércio eletrônico em toda a região. Além disso, houve uma conscientização do setor de seguros para que os modelos de negócios sejam ainda mais centrados no cliente e suas necessidades. Para  reduzir a lacuna de proteção na América Latina, é importante atender os clientes oferecendo o produto certo, no momento certo e da maneira correta. Em paralelo, insurtechs têm investido na criação de experiências digitais para seus clientes. Unindo essas duas frentes, é possível estar alinhado com a tendência de mercado e, consequentemente, com o futuro.

  1. Como teve acesso a Swiss Re (contar como foi o approach)? 

Darwin: A ponte foi feita por um de nossos investidores, que tem um relacionamento muito próximo à Swiss Re. Esse tipo de situação nos mostra como foi uma decisão acertada focarmos em investidores e sócios que entendem de seguro. Estamos iniciando um relacionamento de longo prazo com a Swiss Re, e trazer esse histórico de confiança, que essas pessoas construíram no passado, juntamente com a experiência no negócio, ajuda a mostrar que somos sérios e sabemos o que estamos fazendo. 

  1. Quais as expectativas para 2023? 

Darwin: Nossos objetivos principais são estabilizar o produto e ganhar escala. Temos um canal muito importante e estratégico com o BV, que possui presença em todo o país. Vamos alavancar nosso aprendizado e crescimento através dele e de alguns outros parceiros estratégicos. 

  • Quando sai do sandbox?

Darwin: Em junho de 2022, fomos a primeira insurtech a receber a Licença Temporária da Susep para operar como seguradora digital na segunda edição do Sandbox, o que nos permite operar neste ambiente por 36 meses (até junho de 2025). Iniciamos nossa operação em outubro de 2022 e pretendemos iniciar o processo de obtenção da licença definitiva ao longo do ano de 2023. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS