Austral Seguradora lança campanha “Seguro é estratégia”

Objetivo é mudar a perspectiva do cliente sobre o valor da contratação do seguro

Para contribuir com a mudança de percepção da sociedade sobre a contratação de seguros, a Austral Seguradora – especialista em soluções para grandes riscos corporativos – está lançando a campanha “Seguro é Estratégia”. A companhia incrementa sua comunicação, trazendo uma sequência de peças em suas redes sociais, buscando despertar nesse público a importância da contratação do seguro. 

Para a responsável pelo Marketing da Austral, Maria Fernanda Pinheiro, a proposta é trazer conscientização sobre o valor da contratação do seguro, ampliando o conhecimento sobre o seu papel estratégico. “Queremos levar aos nossos clientes uma experiência cada vez mais personalizada e transparente. É uma forma de aproximação para fortalecer nossa relação, apoiando-os na compreensão das informações do que eles estão contratando.”.

A empresa pretende subverter a ótica sobre o valor do seguro. Desta forma, se aprofundou em entender a real motivação por trás da compra, o valor percebido pelos clientes e os motivadores envolvidos na decisão, tudo para trazer uma proposta mais assertiva de comunicação, gerando conexão e destacando o seguro como peça fundamental para a estratégia financeira de qualquer companhia.   

Para definir a linha criativa da campanha, a Austral fez uma pesquisa qualitativa, entrevistando diversos gestores de risco. Quis conhecer e compreender como pensam esses profissionais, os gargalos que encontram durante o processo de contratação, as dificuldades que enfrentam no entendimento sobre as coberturas contratadas, fatores que influenciam sua tomada de decisão e o que, de fato, uma seguradora poderia fazer para apoiá-los na construção de argumentos. 

“O propósito da Austral Seguradora é ampliar a sensação de segurança dos nossos clientes e, com a pesquisa, compreendemos que essa sensação está conectada ao nível de transparência e entendimento do que está sendo contratado. Seguro sempre foi visto como algo distante, difícil de ser compreendido, o que afeta diretamente na percepção de valor, então, é nosso papel promover essa mudança de mentalidade e reposicionar o seguro como a ferramenta estratégica de negócios que ele é.”, explica Maria Fernanda. 

A campanha “Seguro é estratégia” quer ir além do conceito de seguro como proteção e posicioná-lo como uma das mais sólidas estratégias para a proteção ao fluxo de caixa, trazendo previsibilidade e liquidez. Trata-se de um grande aliado para preservar e aumentar a capacidade financeira da empresa, alavancando resultados, protegendo ativos e garantindo a continuidade das operações, em caso de imprevistos. 

Impacto da campanha aos profissionais de gestão de risco

As peças colocam o gestor de risco como o grande embaixador da cultura do seguro nas companhias, já que o papel desse profissional é analisar os riscos para encontrar soluções de prevenção e mitigação. Esta comunicação planejada tem três etapas: 

A primeira traz um amplo material com foco em dialogar com o gestor de risco. A segunda será a campanha propriamente dita, com a identidade visual da Austral Seguradora repaginada, mais dinâmica e simples para facilitar a comunicação, abordando o seguro a partir da perspectiva do risco.

Para a fase 3, a companhia organizou conteúdos divididos por linha de negócio, sinalizando a importância de se antecipar aos riscos e pensar no seguro como solução estratégica para diminuir a exposição em caso de imprevistos. Visando contribuir com a educação de todo o mercado, a Seguradora preparou materiais ricos sobre regulação de sinistros, contratos de resseguro e diversos conteúdos para facilitar o entendimento e desmistificar o seguro, tornando a compreensão mais acessível.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS