Fonte: SulAmérica
O Instituto SulAmérica, organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de possibilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social a informações e serviços de cuidado da Saúde Integral, esteve presente como apoiadora do Encontro Nacional de Voluntários da TETO Brasil que aconteceu nos dias 08 e 09 de outubro em São Paulo, e que este ano teve como tema “Favela em pauta nos 100 primeiros dias de 2023”.
Assim como o Instituto trabalha a questão da saúde emocional, combatendo o estigma e preconceito e mostrando que saúde emocional importa e é um direito para todos, a TETO Brasil atua pela superação da pobreza em comunidades vulneráveis do país, proporcionando moradias dignas à população com a ajuda de moradores da comunidade e voluntários.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, uma moradia digna foi um dos fatores mais relevantes para a melhoria na saúde emocional de quem recebeu apoio da TETO. O sentimento de solidão, por exemplo, de pessoas que vivem em favelas, diminuiu diante de uma moradia digna.
“Nosso apoio para o Encontro Nacional da TETO Brasil simbolizou o início de uma parceria. Acreditamos que o suporte emocional será muito importante não só para os moradores das comunidades, como também para todos os colaboradores e voluntários da TETO. São pessoas que lidam diariamente com situações extremas e ficamos muito honrados pela oportunidade de apoiá-los emocionalmente. Acreditamos que uma moradia digna, assim como saúde emocional é um direito de todas as pessoas e precisamos colocar o assunto em pauta”, afirma Luiz Pires, diretor executivo do Instituto SulAmérica.
Como parte da parceria, o Instituto irá oferecer para os voluntários da TETO e líderes comunitários um pacote de ajuda em saúde mental que incluirá um curso de socorrista em saúde emocional para prevenção do suicídio ministrado pelo Instituto Vita Alere e o acesso gratuito às teleconsultas por seis meses.