A Mitsui Sumitomo anunciou que fortaleceu sua parceria com a Porto, na vertical Seguros, somando com o contrato de cosseguro em automóvel que já está em vigor há dois anos. Segundo Hélio Kinoshita, vice-presidente da subsidiária brasileira, esta adição com a maior seguradora de automóveis do Brasil visa o crescimento rentável da carteira de seguro auto. “A parceria de cosseguro envolve o uso do banco de dados da líder do mercado para uma precificação mais assertiva e ágil do seguro automóvel. A Porto tem um banco de dados 20 vezes maior que o nosso e isso nos traz muitas vantagens, como entrar em novos segmentos, ajustar o preço do seguro rapidamente quando uma nova tendência de mercado se consolida”, explica Kinoshita.
Fabio Morita, diretor de dados e serviços analíticos na Porto, explica que a iniciativa faz parte do Projeto Sinergia. “Este projeto surgiu para monetizar nosso banco de dados, com mais de 5,5 milhões de veículos, e manter a sustentabilidade da carteira automóvel, uma vez que a boa precificação mantém o equilíbrio da carteira”, explica. Como exemplo, Morita cita a possibilidade de uma companhia entrar em segmentos que não atuava por não ter experiência em dadas regiões ou mesmo ajustar preços que estavam acima do praticado pelo mercado, o que ajuda a aumentar as vendas nos segmentos e regiões alvos da estratégia.
Ao sugerir o prêmio de risco, valor necessário para cobrir o sinistro já adaptado para a realidade da seguradora, a equipe técnica contabiliza outros itens para finalizar o preço ao consumidor, como despesas comerciais, por exemplo. A estratégia está na inteligência do uso dos dados com alvo a sustentabilidade da carteira ao posicionar a seguradora em seus mercados alvos e ajudá-la a entrar em novos segmentos. “Uma coisa é aumentar o preço de forma linear para toda a carteira. Outra é fazer isso de forma cirúrgica, se mantendo competitiva”, avalia Morita. A partir de agora, a Porto fará isso para 100% da carteira da Mitsui Sumitomo, numa experiência que já trouxe bons resultados, como a redução de 12 pontos percentuais no índice de sinistralidade.
O objetivo da Mitsui Sumitomo é melhorar a performance de resultado no seguro automóvel, que nos últimos anos apresentaram compressão de margens e volatilidade no resultado. Começamos gradualmente em Julho de 2020, e aceleramos a parceria desde o segundo semestre do ano passado, quando passamos a enfrentar uma crise desencadeada pela alta sinistralidade e aumento de custos com indenizações. “A alta de inflação elevou o preço dos carros e o custo de reparo dos veículos. Com isso, acreditamos que nos unir com a líder do mercado vai nos ajudar a ter melhores resultados”, acrescenta Kinoshita.