Fitch: setor de seguros cresce e ROEs aumentam no primeiro trimestre

No entanto, a qualidade dos investimentos continua a exercer pressão negativa sobre as seguradoras do país, dada a concentração dos investimentos em títulos soberanos

Os prêmios da indústria continuaram a crescer no 1T22, com alta de 15%, após crescimento de 12% em 2021. Todos os segmentos registraram aumento, com os ramos de ramos elementares apresentando o maior crescimento de aproximadamente 22% em relação ao 1T21. O crescimento contínuo dos prêmios reflete, em parte, sinais de atividade econômica, reajustes de preços devido à inflação e maior conscientização do público para o seguro de vida devido à pandemia, traz a Fitch em seu mais recente relatório sobre o seguro de seguros.

O PIB brasileiro cresceu 1,0% no 1T22, na comparação com os três meses anteriores, registrando aumento pelo segundo trimestre consecutivo. Isso se deve principalmente ao crescimento do setor de serviços. A inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aumentou 1,62% em março de 2022 e atingiu 11,3% em 12 meses, mais de três vezes a meta do governo para o ano. Os principais indicadores de crédito do setor permaneceram adequados em março de 2022.

Os ROAEs aumentaram ligeiramente em relação a 2021, mas o índice permanece abaixo do período pré-pandemia. A capitalização e a liquidez do setor apresentaram uma ligeira deterioração, mas permaneceram adequadas. No entanto, apesar da folga de capital adequada, a qualidade dos investimentos continua a exercer pressão negativa sobre as seguradoras do país, dada a concentração dos investimentos em títulos soberanos.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS