CNseg: seguradoras avaliam o crescimento do PIB, essencial para o avanço do setor

O PIB do primeiro trimestre desse ano apresentou crescimento de 1% em relação ao trimestre imediatamente anterior, e de 1,7% na comparação interanual

O PIB do primeiro trimestre desse ano apresentou crescimento de 1% em relação ao trimestre imediatamente anterior, e de 1,7% na comparação interanual, de acordo com os dados das Contas Nacionais, divulgados pelo IBGE na semana passada. A confirmação do crescimento de 1%, levemente abaixo das estimativas da maioria dos analistas e de indicadores como o Monitor do PIB, lega ao ano um carregamento estatístico de 1,5%.

“Isto é, se o PIB permanecer estável até o final do ano, a média do PIB este ano já será 1,5% maior que a média do ano passado. Entretanto, este é um cálculo que precisa de dessazonalização para ser feito, e a trajetória dessazonalizada do PIB no ano passado foi revista, algo para o qual vimos alertando há algum tempo”, comenta Pedro Simões, economista do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg.

Segundo ele, não houve alteração no crescimento anual em 2021 (4,6%), mas a aceleração no segundo semestre foi mais acentuada, com as taxas de variação passando de -0,1% e 0,5%, para 0,1% e 0,7% no terceiro e quarto trimestre, respectivamente. “Tal revisão pode, inclusive, ter “retirado” alguns pontos de crescimento do primeiro trimestre, já que a base de comparação foi mais alta”, acrescenta. Com esses números, devem ocorrer revisões nas projeções de crescimento este ano e no ano que vem, acredita o economista.

Leia a íntegra do boletim Acompanhamento de Expectativas Econômicas desta semana no portal da CNseg.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS