Atendimento por canais digitais na seguradora Mitsui Sumitomo já representa 45% do total

Somente a simpática assistente virtual Miti foi responsável por 24% dos atendimentos neste primeiro trimestre de 2022

O grupo Mitsui Sumitomo Seguros, um dos maiores do mundo, está além do que o novo Decreto nº 11.034 do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), publicado no início deste mês, exige para estimular o uso de diferentes canais, especialmente a internet. O contato telefônico, antes exclusivo, permanece obrigatório, mas passa a ser apenas uma das alternativas de comunicação. “A seguradora investe constantemente na infraestrutura do atendimento personalizado, por meio dos canais digitais, para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes”, conta o diretor de TI, Sinistros e Operações, Bruno Porte.

Segundo ele, o uso dos canais digitais já concentra 45% dos contados dos clientes com a seguradora, com crescimento de 98% entre o primeiro trimestre do ano passado com março deste ano. Ao todo, entre outubro e março de 2022, somente a assistente virtual Miti foi responsável por 24% dos atendimentos. A simpática Miti, cujo nome significa caminho, completa seis meses neste mês de abril. E seu crescimento tem sido acima das expectativas, afirma o diretor. “A Miti trilha o caminho da evolução digital e tem se tornado o principal canal de comunicação com clientes e parceiros de uma forma ágil e espontânea”.

Segundo Bruno, a ferramenta possibilita diversos benefícios, tanto para corretores como para clientes. “Os usuários têm mais autonomia para resolver demandas simples como a solicitação de uma segunda via de boleto como acompanhar o atendimento de um pedido de indenização”, cita. Com os ajustes realizados nestes seis meses no ar para aprimorar a jornada do cliente com o atendimento virtual, além dos serviços básicos iniciais, como informações gerais, sinistros e inadimplência, a Miti ganhará novas funções, com o atendimento da assistência 24 horas. 

Bruno enfatiza que o sistema é híbrido, com a possibilidade de atendimento via bot ou humano. Para dúvidas simples, o cliente consegue eliminar a necessidade de um atendimento humano. Caso o problema não seja solucionado, ele é transferido para um atendente. “Nosso esforço está em mostrar a informação da forma mais didática possível para que a Miti interprete corretamente e o cliente não precise falar com um humano. Por meio dos canais digitais, clientes e corretores tem mais agilidade e conexão com a Mitsui Sumitomo 24 horas para atendimentos virtuais ou de atendentes”, acrescenta. 

Além de proporcionar um atendimento mais ágil ao cliente, a economia de custo para a seguradora é considerável. Em outubro do ano passado, a Mitsui Sumitomo Seguros lançou a campanha Fale do Seu Jeito. “Cerca de 70% das pessoas que experimentam o canal digital, não voltam para outros canais. E o que benéfico também para a seguradora. O custo médio de mercado para uma ligação recebida é de R$ 10, é o mesmo valor para mais de 100 interações proativas com clientes, o nosso foco é somar Eficiencia e Excelencia, desta forma entregamos uma nova experiencia.”, finaliza o diretor.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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