A Swiss Re fechou uma transação inovadora de stop-loss de vários anos, com financiamento fornecido pelo J.P. Morgan e vários investidores institucionais. A transação, que cobre riscos de subscrição em todo o Swiss Re Group, é a primeira do tipo a combinar financiamento bancário e títulos vinculados a seguros.
“A parceria inovadora é um exemplo de como o grupo considera todas as fontes de capital de forma holística e visa aprimorar ainda mais sua estrutura de capital flexível. Com esta transação, a divisão Alternative Capital Partners oferece mais uma contribuição para a gestão de capital”, disse o diretor financeiro do grupo Swiss Re, John Dacey.
A transação utiliza uma conta segregada recém-criada da seguradora de propósito especial Matterhorn Re Ltd. O J.P. Morgan fornece financiamento de US$ 1 bilhão por meio de um empréstimo sênior, enquanto vários investidores institucionais participarão por meio de um investimento de US$ 150 milhões em notas vinculadas a seguros emitidas pela conta segregada.
Com este acordo, a Swiss Re tem proteção contra graves perdas de subscrição para os anos financeiros de 2022–2026, apoiando assim as oportunidades de crescimento em um mercado de resseguro atraente. Além disso, espera-se que a transação tenha um benefício positivo para os ratings e requisitos de capital regulatório da Swiss Re.
A operação está totalmente garantida, com os recursos a serem mantidos em notas emitidas pelo European Bank for Reconstruction and Development, que possui ratings Aaa/AAA/AAA (Moody’s/S&P/Fitch, todos estáveis).
“Através da experiência e dos fortes relacionamentos da Alternative Capital Partners, conseguimos estruturar essa transação híbrida inédita, reunindo financiamento bancário e títulos vinculados a seguros. Ao fazê-lo, alavancamos a natureza complementar das duas fontes de capital em uma transação marcante nos mercados de resseguro e ILS. É outro exemplo da longa tradição de inovação da Swiss Re no espaço de capital alternativo e ressalta a força do sua franquia”, comentou em nota Philipp Rüede, chefe da Swiss Re Alternative Capital Partners.
A Alternative Capital Partners foi lançada em 2019 combinando as equipes de títulos vinculados a seguros (ILS) e Retro & Syndication da Swiss Re. Ao alavancar a força combinada de ambas as equipes e construir um centro unificado de especialização, tornou-se uma divisão-chave que apoia a estratégia e a franquia da Swiss Re.