Mulheres na AXA: Grupo francês tem no Brasil 42% de líderes mulheres e a meta é chegar em 50% em 2023

"Continuamos investindo em educação para desafiar os estereótipos e preconceitos de gênero, bem como o assédio sexual", diz Alexandre Campos, diretor executivo de RH, Jurídico, Compliance e Responsabilidade Social

Na subsidiária brasileira da seguradora francesa AXA, evolução com a preocupação com a igualdade de gênero surgiu mediante a necessidade de ser uma empresa mais diversa, a fim de promover um ambiente de trabalho mais saudável e incentivar a troca de experiências entre diferentes perfis, o que acaba favorecendo a qualidade do nosso atendimento, nossos produtos e serviços para os nossos clientes, conta Alexandre Campos, diretor executivo de RH, Jurídico, Compliance e Responsabilidade Social da AXA no Brasil.

Ele conta que na AXA, a inclusão e a diversidade estão intimamente ligadas aos valores e a cultura de respeito pelos funcionários, clientes e comunidades em volta do grupo segurador. “Sempre buscamos criar um ambiente onde todos sintam que pertencem, estão incluídos e podem prosperar. Acreditamos que diferentes formas de pensar e experiências variadas serão a chave para nosso sucesso a longo prazo. Uma força de trabalho diversificada nos ajuda a atrair as pessoas mais talentosas, porque elas sabem que podem crescer conosco e realizar todo o seu potencial. A diversidade também nos ajuda a atender às necessidades de nossos clientes em diferentes mercados – tanto global quanto localmente.”

Campos lembra que a partir do 2º semestre de 2019, quando estabeleceram uma governança a partir de amadurecimento no tema e iniciaram um comitê composto por líderes com foco na estratégia de D&I e grupos de afinidades para trabalharem nos temas de Equidade de Gênero e Diversidade Afetivo-Sexual LGBTQIA+, a evolução na diversidade ganhou tração.

“Continuamos investindo em educação para desafiar os estereótipos e preconceitos de gênero, bem como o assédio sexual. Também estamos fortemente comprometidos com a paridade de gênero. Asseguramos que as mulheres tenham igual acesso a seguro e saúde, adaptando nossas ofertas e serviços às suas necessidades”, diz.

No Brasil, a AXA participa do Projeto Empresa Cidadã, permite a extensão da licença maternidade por mais 60 dias, totalizando 180 dias consecutivos de licença maternidade e a extensão da licença paternidade por mais 15 dias, totalizando 20 dias consecutivos de licença paternidade. A AXA no Brasil também permite a inclusão de parceiros do mesmo gênero na licença de casamento/união estável, além da inclusão como dependente nos benefícios concedidos pela empresa.

Em relação a paridade de gênero, o executivo afirma que a seguradora está acelerando a estratégia. “Queremos promover e contratar mais mulheres para cargos de liderança, ano a ano, a fim de tornar a nossa força de trabalho mais representativa em todos os níveis. Todos os membros do Comitê de Gestão e CEOs definiram prioridades estratégicas de inclusão com um foco claro na melhoria da diversidade de gênero em suas respectivas organizações. Nossos padrões e procedimentos (recrutamento e promoções) estão sendo fortalecidos para que possamos continuar avançando. Também estamos empenhados em alcançar igualdade de remuneração em todas as localidades até 2023.”

A política de Recrutamento e Seleção tem como um dos pilares proporcionar igualdade de oportunidades a todos os candidatos e no que tange a Igualdade de Gênero. Nos processos seletivos para posições em aberto adota-se a diretriz de ter pelo menos 03 candidatos finalistas, sempre considerando a diversidade nesta amostra, acrescenta.

Em 2022, a AXA conta com 50% de mulheres, que é um indicador mais constante dos últimos anos. O grupo ve grande potencial de atração e contratação de mulheres neste mercado. O desafio é acompanhar a evolução de carreira dessas mulheres para que alcancem cada vez mais posições executivas.

“O percentual vem aumentando consideravelmente ano a ano, e hoje estamos com 42% de líderes mulheres, o que é bem acima da média do mercado”, cita. “Temos um objetivo transversal em todo grupo AXA em ter 50% de mulheres executivas até 2023 e inserimos todos os nossos esforços, desenvolvendo iniciativas para atingir essa meta”.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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