Reino Unido decide banir empresas russas do mercado de seguros aeronáuticos e espaciais

A aviação é um dos maiores setores do Lloyd's, juntamente com os seguros marítimos e energéticos

Fonte: Reuters

O Reino Unido vai banir empresas russas do multibilionário mercado de seguros aeronáuticos e espaciais em Londres, o maior centro de seguros comerciais e especializados do mundo, disse o Ministério das Finanças nesta quinta-feira.

As empresas russas da indústria aeronáutica ou espacial serão impedidas de acessar os serviços de seguros ou resseguros baseados na Grã-Bretanha direta ou indiretamente, disse o ministério.

“O Reino Unido. O governo adotará uma legislação para proibir os provedores de seguros e resseguros do Reino Unido de realizar transações financeiras relacionadas a uma entidade russa ou para uso na Rússia”, disse o Departamento do Tesouro.

“Mais detalhes da legislação estarão disponíveis oportunamente.”

A medida deixará as companhias aéreas comerciais russas lutando para obter cobertura em outros lugares. Fontes do setor dizem que isso pode incluir resseguradoras chinesas, enquanto outras seguradoras ocidentais provavelmente se absterão dos negócios, temendo que outros países imponham restrições semelhantes.

Empresas de todo o mundo usam o Lloyd’s of London e outras empresas que operam em Londres para seguro e resseguro de aviação.

“Estamos em comunicação regular com o Reino Unido. reguladores governamentais e internacionais, e estamos trabalhando em estreita colaboração com o mercado do Lloyd’s para manter a implementação, em ritmo acelerado, de sanções aplicadas por governos em todo o mundo”, disse Patrick Tiernan, chefe de mercados do Lloyd’s.

A aviação é um dos maiores setores do Lloyd’s, juntamente com os seguros marítimos e energéticos.

As linhas de seguro marítimo, de aviação e de transporte do Lloyd’s relataram um prêmio bruto emitido de £ 3 bilhões (US$ 4,01 bilhões) em seguros e £ 1,5 bilhão em resseguros em 2020.

A International Underwriting Association, que representa as seguradoras comerciais de Londres fora do Lloyd’s, aguarda mais detalhes sobre a legislação, disse em comunicado.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS