MULHERES na MAG: Gênero ocupa 50% dos cargos de lideranças na seguradora e 58% do total de colaboradores

"Não é um em detrimento do outro. É a força de todos nós com a liberdade de sermos quem realmente somos", afirma Patrícia Campos, diretora de Gente e Gestão do grupo segurador

Para a MAG Seguros, pensar na equidade de gêneros sempre foi um processo natural. “Temos 50% das lideranças da organização formada por mulheres, e 58% do número total de colaboradores são mulheres. Assim, nós nos distinguimos por ofertar ações diferenciadas que identificam quais são as reais necessidade dessas profissionais”, conta Patrícia Campos, diretora de Gente e Gestão do grupo segurador.

Segundo ela, foi assim, por exemplo, que verificou através do programa Família Segura a necessidade de acolhimento de novos pais e novas mães – e aderiu ao programa empresa cidadã ofertando a licença paternidade/maternidade estendida: de 5 para 20 dias para o homem e 4 para 6 meses para a mulher.

A seguradora tem um grupo de trabalho dentro da área de Gente e Gestão para discutir como e quais seriam as ações que poderíamos gerar para ter igualdade e maior equidade na empresa. Esse é trabalho constante e passou por várias ações práticas, com uma revisão de cargos e salários, por exemplo, para evitar na contratação de funcionários novos a herança de práticas e números dispares do mercado de trabalho.

São muitas as acoes destacadas por Patricia para ter equidade. ” Gostamos de destacar que o mercado segurador é um dos mercados em que o tema da diversidade e equidade é mais facilmente inserido. Gosto de dizer que: “A comissão nivela”. Ou seja, não há diferença de recebimento por gênero para colaboradores comissionados – recebe mais quem apresenta melhores resultados, quem faz um bom trabalho e mantém uma retenção do cliente”.

O grupo investe, por exemplo, no Programa para Formação de Corretores, inserindo cada vez mais mulheres no programa, e mulheres na liderança com base em performances consistentes. Acaba sendo um ciclo: mais mulheres na liderança inspiram outras mulheres para a carreira, e assim se consegue formar e capacitar mais mulheres, que seguem sua trajetória profissional, como donas de seu próprio negócio ou lideranças comerciais. “Esse ciclo e possibilidade de ganhos acaba atraindo muitas mulheres para a corretagem”, afirma.

Entre as principais estratégias de seleção e recrutamento, treinamento e preparação, e de promoção das mulheres, a MAG Seguros faz todo um trabalho de treinamento, preparação e de desenvolvimento das mulheres. Um dos programas é o Impulsionando Mulheres, que é parte das entregas do Plural, programa de fomento à diversidade da empresa.

O Impulsionando Mulheres tem como principais objetivos alavancar o desenvolvimento das líderes da companhia, proporcionando a possibilidade de assumir posições ainda mais estratégicas, além de ser uma iniciativa que contribui diretamente para ampliar os resultados positivos que a equidade de gêneros promove, afirma Patrícia.

Ele tem duração de aproximadamente seis meses e conta com encontros virtuais coletivos e avaliações individuais, além do apoio de uma consultoria especializada no tema. Entre março de 2021 a março de 2023), a MAG acompanhará as profissionais participantes do programa em sua gestão de carreira com o objetivo de medir a efetividade do programa. “Hoje, diretamente através do programa, já tivemos duas promoções de mulheres assumindo cargos de diretoria na MAG Seguros, quando fizemos a reestruturação da área comercial e de marketing da empresa”, conta.

Para medir o resultado da equidade, a MAG busca algumas referências, cita Patricia. O primeiro, o número de mulheres. Não apenas em cargos, mas o quanto essas mulheres tomam frente de projetos de novos negócios. Outro medidor é o número de promoções de mulheres na empresa, que ajuda a aferir a aplicação de mérito, e o quanto temos reconhecido ou equiparado o que ofertamos a elas comparativamente ao que é assegurado aos homens na MAG.

“Buscamos ter um número sempre ascendente de mulheres que contribuem para alavancar os resultados da organização e das unidades de negócios da organização; e monitoramos o quanto e quais mulheres estão no nível de tomadas de decisão e de reuniões de influências que vão direcionar o caminho da empresa”, resume.

Outros indicadores são as medições externas, como as pesquisas do Great Place to Work (GPTW) que analisam exatamente esses aspectos e premiam empresas com as melhores práticas. A MAG Seguros figurou no ranking GPTW Mulher em 2020 e no GPTW geral em 2021.

Segundo ele, os indicadores que medem os avanços obtidos melhoram ano a ano. “Nosso desafio é o de não apenas ter bons indicadores, mas sim de abrir caminhos, e ter participação das mulheres de forma cada vez mais efetiva em decisões da organização, nos caminhos do negócio em todos os níveis, principalmente em níveis macro. As últimas promoções evidenciam a efetividade das iniciativas e os frutos decorrentes do investimento em ampliação de competências e atuação estratégica”.

Um termometro para sinalizar a jornada das mulheres é a participação das mulheres em cargos de liderança, tanto na matriz quanto nas nossas unidades de negócio. “Temos constatado uma média acima dos 50% pelo menos nos últimos cinco anos”, informa.

Entre outras práticas de inclusão da empresa, a MAG Seguros cita o Plural, programa estruturado para fomentar e promover a diversidade e a inclusão dentro da companhia. Vale destacar que a companhia conta com 80% do seu quadro pertencente a pelo menos um grupo minorizado. Em 2021, a empresa priorizou as frentes LGBTQIA+ e de Pessoas com Deficiência e já conta com grupos formais de trabalho, liderados pelos próprios colaboradores. 

Questionada sobre as novas frentes de projetos e iniciativas, Patricia conta que o grupo segurador  quer investir continuamente no crescimento e desenvolvimento das mulheres. O Impulsionando Mulheres, por exemplo, iniciado em 2021, terá novas temáticas com a ampliação da visão de negócio por parte dessas mulheres. “Também temos ações de mentoria que realizamos buscando formar altos executivos. A contínua educação de homens que são líderes para entender a necessidade das mulheres e apoiá-las em sua trajetória. É nisso que acreditamos. Não é um em detrimento do outro. É a força de todos nós com a liberdade de sermos quem realmente somos”, finaliza a executiva.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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