Inteligencia artificial agiliza vistoria digital da seguradora Zurich no seguro auto

Nos casos mais simples, a aprovação pode ocorrer no mesmo dia da comunicação do sinistro

Fonte: Zurich

O seguro Zurich Automóvel conta com mais uma novidade que visa a melhorar ainda mais a experiência do cliente da Zurich: o uso de Inteligência Artificial (IA) no processo de avaliação dos danos e orçamentação em casos de sinistros. A tecnologia vem para otimizar ainda mais o atendimento ao cliente, que já contava com a vistoria digital, feita por meio de fotos que o próprio segurado envia para a empresa.

“O sistema analisa as imagens e a extensão dos danos, verifica quais peças precisarão ser substituídas, calcula o valor de cada uma delas, o custo da mão de obra, o tempo de execução dos reparos, além da aprovação do orçamento”, conta Fábio. “O sistema ainda fornece um nível de assertividade da avaliação, e a partir de determinado percentual, decidimos se é necessário o encaminhamento para um perito ou não”, informa o superintendente de sinistros Auto da Zurich no Brasil, Fábio Santos Silva. Ele acrescenta que, para o cliente, o processo segue o fluxo já estabelecido com a implantação da vistoria digital: começa com o segurado contatando a assistente virtual Laiz ou a Central de Atendimento. Feito isso, recebe um link para envio das fotos dos danos do veículo. A partir daí, o processo é concluído com a inteligência artificial.

“No modelo tradicional, considerando o tempo de decisão do cliente em levar o carro a uma oficina, somado ao prazo da vistoria presencial, e as etapas de aprovação, todo esse processo leva nove dias em média nos casos mais simples. “Agora, pode se desenrolar no mesmo dia da comunicação do sinistro”, comemora.

Bem antes da decretação da pandemia, a Zurich já iniciara sua jornada digital, com o aperfeiçoamento de serviços e processos. A vistoria digital no seguro auto (assim como a seguradora também oferece no produto residencial) começou em 2020, por meio da criação de um canal para o cliente enviar imagens do veículo danificado. A IA veio a somar a essa funcionalidade, conferindo ainda mais rapidez e agilidade na cobertura dos sinistros. “Colocar o cliente no centro de tudo o que fazemos, tendo como fio condutor o aperfeiçoamento de processos por meio da nossa jornada digital, foi o que nos moveu a adotar esse sistema”, finaliza o executivo

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS