O seguro-viagem é um grande aliado para garantir o sucesso do tão esperado período de férias. Com o avanço da vacinação e mantendo os protocolos de segurança determinados pelas autoridades, o planejamento de viagens é uma realidade para muitos neste início de 2022.
Graças ao avanço da vacinação tem muita gente viajando pelo Brasil e pelo mundo. O Brasil é um dos países destacados no ranking mundial, com cerca de 67,7% da população totalmente vacinada até janeiro de 2022, contra 49,8% do mundo, segundo o portal Our World in Data. Com isso, a demanda por viagens cresce a cada dia, como podemos observar nos números divulgados por entidades do segmento como nas fotos de amigos e familiares que inundam nossas redes sociais com paisagens paradisíacas e muita diversão. Ainda sem ter os dados finais de 2021, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) reforça que a expectativa é que as agências fechem 2021 com faturamento próximo de 70% do que houve em 2019, antes da pandemia. O que é uma notícia e tanto para quase 18 meses de isolamento para conter o avanço da Covid-19.
E claro, o seguro faz parte deste cenário promissor do segmento de viagens por ser um relevante instrumento financeiro de proteção para a realização de sonhos ao mitigar riscos imprevisíveis. A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) afirma que, no 3º trimestre de 2021, o seguro-viagem alcançou vendas de R$ 78,1 milhões, aumento de 36,8% em relação ao trimestre anterior e uma alta de 116,4% na comparação com igual período de 2020.
A Europ Assistance Brasil (EABR), multinacional líder em soluções de serviços e assistências presente em mais de 200 países, oferece em seu portfólio o seguro e assistência viagem, serviço que vem ganhando cada vez mais relevância pelo custo-benefício e a segurança que traz ao turista, ainda mais no atual contexto. Entre as principais vantagens oferecidas, estão as coberturas de despesas médicas hospitalares e odontológicas, consultas e cirurgias não estéticas, sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e psicoterapia, traslado médico, despesas farmacêuticas, regresso sanitário, serviço de concierge e auxílio na localização de bagagem, além de coberturas para situações delicadas, como regresso antecipado, traslado de corpo, retorno de familiares em caso de falecimento do segurado, entre outras. Os segurados, independentemente da categoria, têm cobertura mínima de três meses por ano em viagens, no Brasil e no exterior.
“A prevenção e o cuidado com a saúde, aliados a serviços que facilitam a vida do passageiro durante uma viagem, são os principais diferenciais do nosso produto. Sabemos que a expectativa para viajar e aproveitar os momentos de lazer está maior do que nunca, e o seguro que ofertamos visa exatamente proteger esse momento de imprevistos. Idealizamos um produto completo para que o passageiro, mesmo longe de casa, se sinta protegido”, destaca Luciana Volante, gerente executiva de Produtos e Marketing da Europ Assistance Brasil.
Os destinos mais procurados pelos viajantes que contrataram serviços com a Europ Assistance são os destinos nacionais representando aproximadamente 70%, seguido por Estados Unidos e Europa respectivamente. A contratação de seguro viagem pelo Brasil segue a tendência de alta, representando aproximadamente 30% do total de vendas em 2021, no entanto vale ressaltar que para os cruzeiros nacionais, foi exigência dos orgãos que regem o segmento que a contratação do seguro viagem para embarque fosse obrigatória.
Novas parcerias em 2021
A meta da Europ Assistance Brasil no triênio 2022-2024 é mais que dobrar a operação no segmento de seguro-viagem, alcançando 20% desse market share, e estar entre os três maiores players desse mercado no Brasil. Para isso, o grupo realiza ações para prestar um melhor serviço aos seus clientes.
Em 2021, fechou parcerias importantes para a oferta do seguro-viagem, reforçando seus investimentos nesta carteira. Em outubro, foi fechado contrato com uma empresa do segmento de saúde com aproximadamente 400 mil vidas elegíveis e, em novembro, foi anunciada parceria com a MSC Cruzeiros para a oferta de seguro-viagem completo, que inclui cobertura para a covid-19, e que pode ser adquirido junto com a reserva do cruzeiro, com preços a partir de R$ 79,00, por pessoa, para cruzeiros de três noites.
O novo seguro-viagem também cobre 29 motivos mais comuns de cancelamento como, por exemplo, devido à covid-19 antes do embarque, intimação judicial do segurado, internação e/ou morte de um parente próximo (1º grau), doença grave ou acidente pessoal do segurado.