Entrada do open insurance cria “gargalo” tecnológico, mas também abre novas oportunidades, avalia Teros

Empresa que desenvolve soluções tecnológicas para open banking e open insurance aposta no ecossistema de seguros

Com data de entrada prevista para 15 de dezembro, a primeira fase do open insurance ainda é tema de muitas dúvidas e preocupações entre as empresas e profissionais do setor. “O mercado de seguros é menor e menos desenvolvido do que o bancário. No open insurance, teremos menos de 200 empresas participantes, o desafio tecnológico é muito maior”, afirma Juan Ferrés, fundador da Teros, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para open banking e open insurance.

Além disso, existem diversos projetos em andamento estimulados pela Susep, que já ocupam a mão de obra de TI das empresas do setor. “Por isso, a tendência é que mais seguradoras optem por terceirizar o desenvolvimento e contem com aceleradoras para esse processo de transformação digital. Fica uma provocação: na data de entrada do open insurance, quantas empresas participantes estão realmente maduras para isso?”, ressalta o executivo.

Ao mesmo tempo, o open insurance deve impulsionar o ecossistema de seguros, com a criação de novas insurtechs, nos moldes do que aconteceu com as fintechs. Por isso, a Teros se antecipou e criou uma jornada completa de open insurance, que mostra como o open insurance pode abrir uma esteira de novos negócios.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS