A insurtech Justos levantou US$ 36 milhões (R$ 200 milhões) na maior Série A da América Latina e uma das maiores rodadas do mundo de uma startup pré-operacional. startup, que vai atuar inicialmente com seguros de automóveis, é uma das candidatas a participar da segunda edição do sandbox da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Em paralelo, fechou uma parceria com a Companhia Excelsior de Seguros para comercializar seus produtos, informa o Valor.
A rodada foi liderada pela Ribbit Capital e teve participação dos fundos SoftBank e GGV. Investidores que já tinham fatia na companhia – Kaszek, BigBets, o presidente do Nubank, David Véelez, e o presidente da Kavak, Carlos Garcia Otatti – também participaram.
A maior parte dos recursos levantados na rodada será usada na contratação de pessoal e nas ações de marketing da Justos. A empresa terá 50 funcionários até dezembro e planeja chegar a 200 no fim de 2022.
O produto será lançado nos próximos meses. A ideia é, por meio do celular do motorista, utilizar dados para avaliar a forma como o usuário conduz o veículo. Serão analisados fatores como aceleração, frenagem, velocidade e se a direção é focada. Assim, a Justos diz que vai conseguir oferecer planos até 30% mais baratos e ainda conceder descontos adicionais, com base na direção mensal de cada cliente. Dependendo do comportamento, o seguro pode ser gratuito.
A insurtech foi fundada pelo indiano Dhaval Chadha, pelo mexicano Jorge Soto Moreno e pelo espanhol Antonio Molins, sócios que se conheceram no Vale do Silício e que decidiram empreender na América Latina.