Zurich oferece apoio psicológico para seus 1,5 mil colaboradores pela plataforma Psicologia Viva

Plataforma integra os benefícios do Programa Equilíbrio Z, que contempla todos os eixos da saúde e bem-estar dos funcionários e de seus dependentes

Fonte: Zurich

Com a decretação da pandemia e a implantação do trabalho remoto, que mudou radicalmente a dinâmica do dia a dia profissional das pessoas, a necessidade de cuidar da saúde mental e emocional dos funcionários ganhou ainda mais relevância para as empresas preocupadas com o bem-estar de seus colaboradores. É o caso da Zurich, que está lançando mais uma iniciativa nesse sentido, através da parceria com a Mercer Marsh Benefícios e a Psicologia Viva, maior plataforma de atendimento psicológico online da América Latina.

Através da plataforma digital, a Zurich oferecerá, de maneira mais ampla, atendimento psicológico para os 1.500 funcionários da empresa no Brasil (que carinhosamente se tratam internamente como “zurichers”) – e que é extensiva aos seus dependentes. Desta forma, todos têm acesso à terapia online de forma fácil e segura, independente de onde estiverem.

O benefício tem a marca da facilidade: os colaboradores e seus dependentes podem utilizar a plataforma sem a necessidade de encaminhamento médico para agendar atendimento. São duas sessões por mês custeadas pela Zurich, mas se houver a necessidade de aumentar esse número, os funcionários podem fazê-lo através de pagamento à parte. Para os dependentes, o valor não é custeado pela empresa, mas pode ser pago diretamente ao parceiro.

O Psicologia Viva é parte de um programa maior da empresa, chamado Equilíbrio Z, que, de forma resumida, é um conjunto de ações de saúde que visam a cuidar da saúde e bem-estar dos zurichers. “A intenção é criar uma rede de apoio e atendimento para os zurichers e, também, seus dependentes. Nós sempre reconhecemos a importância de dar suporte ao funcionário em sua saúde geral. Acreditamos que Psicologia Viva ajudará na qualidade de vida”, comenta o Diretor Executivo de Recursos Humanos da Zurich no Brasil, Carlos Toledo.

Em junho, a Zurich já havia lançado o aplicativo Equilíbrio Z, que é homônimo ao programa e reúne todas as suas ações e vantagens, com o objetivo de auxiliar os funcionários da Zurich, assim como seus familiares, a integrarem gestão de saúde, bem-estar e qualidade de vida em uma só plataforma.

Com o app, funcionários, seus cônjuges e filhos maiores de 18 anos têm à disposição ferramentas como: protocolos de avaliação de sua saúde física e emocional, com questionários validados por especialistas; acesso a conteúdo personalizado, com base nas metas de saúde de cada usuário; histórico de saúde, com possibilidade de inclusão de calendário vacinal e resultados de exames já realizados; e encaminhamento ao portal das operadoras de saúde, para agendamento de consulta. Todas as informações concedidas pelo usuário são sigilosas.

Saúde e bem-estar dos funcionários é cada vez mais prioritário

No amplo espectro de ações que se enquadram na categoria de valorização dos funcionários, mantê-los bem e saudáveis em todas as esferas deve ser uma prioridade.

Para Carlos Toledo, Diretor Executivo de Recursos Humanos da Zurich no Brasil (foto), esta é mais que uma opinião pessoal; é um fato atestado por diversos especialistas mundo afora, como discutiu o documento Futuro do trabalho e, mais recentemente, “Moldando um futuro de trabalho melhor: Percepções do mercado global e local”, ambos fruto de uma parceria entre a Zurich e a Universidade de Oxford.

“Como revelaram os papers, funcionários em empresas de todo o mundo esperam que seus empregadores participem mais de seu bem-estar geral. Estes têm um grande ‘dever de cuidar’, especialmente após a Covid-19, que reestruturou o mundo do trabalho, como observaram os entrevistados para o relatório. E, por conta dos impactos da pandemia, quando precisam de apoio, as pessoas passaram a recorrer às suas empresas – e elas estão certas”, observa.

Para Carlos, os funcionários são o bem mais valioso das companhias e ele têm o direito de esperar que sejam cuidados. “Considerar as pessoas apenas como uma força de trabalho é algo do passado. O equilíbrio de vida, que considera aspectos físicos, mentais e financeiros, deve ser apoiado como um todo, e isto deve ser feito como prioridade na corporação – algo que é bom para as duas partes envolvidas: dessa forma, num ambiente de menos estresse, ambas prosperam”, conclui.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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