O que muda no mercado de seguros com a criação do Sistema de Registro de Operações

O calendário de registro obrigatório das apólices se estende por 2022 e abarcará todos os ramos até o final de 2023

Fonte: i4pro

A fim de tornar o ecossistema de seguros mais digital, uma série de novas regulamentações e procedimentos está sendo inserida no setor. O cenário vem mudando de forma gradual, e o primeiro passo dado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) foi a criação do Sistema de Registro de Operações (SRO), tornando obrigatório o registro de apólices. O processo começou no ano passado, com os seguros de risco financeiro (com exceção dos ramos de crédito interno e de crédito à exportação). Ainda em 2021, a obrigatoriedade passa a valer para seguros dos ramos Marítimo, Aeronáutico, Petróleo, Nuclear, Aceitação do Exterior, Sucursal, Rural, Responsabilidades e Crédito Interno e Exportação.

O calendário de registro obrigatório das apólices se estende por 2022 e abarcará todos os ramos até o final de 2023. Mas, na prática, todas as seguradoras já podem iniciar a qualquer momento o registro de suas operações no SRO de modo facultativo, independente do nicho e negócio em que operam. 

A consolidação do SRO vai, aos poucos, substituir o Quadro FIP Susep, sistema que lida com um compartilhamento de dados mais focado em valores, enquanto o SRO exigirá um perfil mais detalhado dos processos, criando novas demandas de dados. No fim, a Susep vai ter acesso a todos os dados do seguro: apólice, endosso, cobertura contratada – desde o seguro em si até sinistro, cosseguro e resseguro. 

Outra alteração importante é que através do SRO, a SUSEP passa ter as acesso as informações do mercado no prazo de 2 dias. Esse novo procedimento, conhecido como “D + 2,” tornará o processo mais rápido comparado com as informações coletadas atualmente, trazendo maior agilidade a todo o setor e dando fim à correria do fechamento mensal.

“Nossa visão é que o SRO irá simplificar e dar transparência para o ecossistema segurador, a médio e longo prazo, e as seguradoras também ganham com eficiência operacional”, diz Rodrigo Gomensoro, Diretor de Vendas e Relacionamento com Clientes da i4pro. “O SRO acaba promovendo um processo de transformação digital nunca visto no mercado, e que levaria muitos anos para acontecer de outra forma”, completa.

E foi com essa visão que a i4pro se tornou a única registradora homologada pela Susep especializada no setor de seguros e desenvolveu a plataforma de registro InPolicy, oferecendo soluções de administração de apólice que realizam a gestão de ponta a ponta, da emissão ao registro no SRO. Com os mais elevados padrões de segurança, o InPolicy executa a conciliação automática dos dados registrados, possibilitando a extração dos registros oficiais e dos quadros estatísticos para validação das informações com a eficiência que o mercado do futuro exige. 

Conte com um time especializado com know how de mais de 16 anos no mercado de seguros. Isso é segurança e eficiência end-to-end. 

Agende uma demonstração: https://www.i4pro.com.br/contato#form-agendar

Legenda da foto – Rodrigo Gomensoro, Diretor de Vendas e Relacionamento com Clientes

Crédito da foto: “Ana Alvim” / Divulgação

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS