Clube da Bolinha elege a primeira mulher no cargo de reitora

Andrea Louise Ruano Ribeiro foi eleita ontem (18) e vai comandar a tradicional instituição a partir de setembro

Andrea Louise Ruano Ribeiro, executiva da Tokio Marine com grande experiência no setor de seguros, será a primeira mulher à frente do Clube da Bolinha de São Paulo, tradicional instituição que reúne lideranças do mercado há mais de 70 anos. “É uma honra para mim e mais um importante avanço para a representatividade feminina no setor. Demonstra também que a melhor tradição é a que reconhece a evolução”, diz a nova reitora. 

Andrea sucede Celso Luiz Dobarrio de Paiva, justamente o executivo que, no aniversário de 60 anos da instituição, em 2008, sugeriu multiplicar esforços “para aumentar o número de membros femininos em nosso clube”. Naquele momento, há 13 anos, apenas Christina Roncarati e Therezinha Corrêa faziam parte do grupo e eram as pioneiras que abriram o caminho para a entrada de mais executivas nos últimos anos e a eleição de Andrea, ontem. 

A primeira mulher chega ao comando do Clube da Bolinha ao mesmo tempo em que o mercado passa por uma transformação provocada pela pandemia. “Como lideranças, devemos, além adaptar e estimular os negócios no novo ambiente, garantir que o setor continue cumprindo seu papel socioeconômico nesse período crítico, protegendo a saúde e o patrimônio dos brasileiros, mitigando as perdas e permitindo a volta dos investimentos. A retomada depende de um setor forte e dinâmico e nós vamos cumprir esse compromisso com a sociedade”, finaliza Andrea. 

Paulo Marracinni lembra que quando foi reitor do Clube da Bolinha, há cerca de 20 anos, admitiu as primeiras mulheres: Cristina Roncaratti e Therezinha Correa. Depois vieram Marcia Cicarelli, Maria Amelia Saraiva entre outras. “Ter uma mulher na presidência do clube hoje é um grande avanço”, diz ele ao blog Sonho Seguro.

O objetivo do Clube da Bolinha é reunir lideranças fora do ambiente corporativo, aproximar os membros e estimular o compartilhamento de ideias e experiências. Com isso, promover a convivência agradável e contribuir para o desenvolvimento do setor. Confira a nova diretoria eleita:

História

Na noite de 30 de agosto de 1948, Dimas de Camargo Maia, executivo da Home Insurance, foi o primeiro a chegar na Pizzaria Telêmaco, na Avenida Ipiranga, centro de São Paulo, para um encontro marcado com os colegas Humberto Felice Junior e João de Paula Souza Cabral, da North British. Diz a história que o garçom se aproximou e perguntou se ele jantaria sozinho. “Não, não, seremos uns 3. No máximo 4. Mas muito breve espero lotar o salão”, respondeu o primeiro reitor do Clube da Bolinha, fundado poucas horas depois. 

No jantar, com apenas 3 participantes, Dimas propôs: “Amigos, precisamos de soluções, porque as palavras já se gastaram. Vamos fundar um Clube em que possamos debater com a franqueza dos amigos os nossos problemas comuns. Vamos tentar, amparados pela amizade, superar os obstáculos que enfrentamos?”. 

Vários anos depois, Dimas lembrou que com o tempo e unidos pelos princípios originais “chegaram Giovani Meneghini, Ozório Pâmio, Alberico Ravedutti Bulcão, Dalton de Azevedo Guimarães, Décio Costa, Gilson Cortines de Freitas, Seraphim Raphael Chagas Góes…” e tantos outros que estiveram à frente do mercado paulista desde os anos 1950 ao mesmo tempo em que frequentaram os famosos jantares da última terça-feira do mês. 

Atualmente, o Clube da Bolina tem 120 sócios ativos que, como previsto há mais de 70 anos, lotam o salão. 

Novo Diretoria do Clube da Bolinha SP 2021/2023

Andrea Louise Ruano Ribeiro – Reitora 

Mário Jorge Rodrigues Coelho da Cruz – Secretário

Fernando Simões – Tesoureiro 

José Roberto Macéa – Conselho Diretor

Maria Amélia Saraiva – Conselho Diretor

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS