Porto Seguro lucra R$ 955 milhões no primeiro semestre, alta de 7,9%

Na consolidação do Auto, houve expansão de 386 mil veículos em relação ao 2T20 e de 126 mil veículos no trimestre (vs. 1T21), ultrapassando 5,6 milhões de veículos segurados, a maior frota segurada da série histórica

A Porto Seguro divulgou lucro liquido de R$ 955 milhões no primeiro semestre deste ano, alta de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro ajustado recuou 19,9%, para R$ 716,6 milhões no mesmo período. Somente no segundo trimestre de 2021, o lucro totalizou R$ 659 milhões, sendo R$ 340 milhões proveniente da holding, R$ 103 milhões da vertical financeira e R$ 212 da vertical seguros. Saúde apresentou prejuízo de R$ 1 milhão.

De acordo com nota do balanco publicado, o lucro líquido ajustado na tabela acima considera o reconhecimento dos benefícios relacionados aos projetos vinculados à lei de incentivo à pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica(Lei 11.196/05), que gerou um impacto líquido de R$ 124,6 milhões no resultado do 2T21; o reconhecimento do valor justo no acordo entre a Porto.Pet e a Petlove, que gerou um impacto líquido de R$ 152,6 milhões no resultado do2T21; os benefícios da distribuição de R$ 221,2 milhões de Juros sobre o Capital Próprio (JCP), cujo impacto será contabilizado no resultado do 3T21. Caso o pagamento de JCP tivesse ocorrido no 2T21, o benefício fiscal teria gerado um impacto líquido de R$ 38,7 milhões no resultado do 2T21; e o resultado da transferência da carteira de Alarmes e Videomonitoramento para a ADT Serviços de Monitoramento Ltda realizada no primeiro

Na vertical Seguros, os prêmios e as contribuições de previdência aumentaram 16,9% em relação ao 2T20. Os prêmios do seguro Auto (+18,7% vs. 2T20) foram os que mais contribuíram para esse crescimento, impulsionados principalmente pela Azul, que expandiu 34,1% no trimestre (vs. 2T20). Na consolidação do Auto, houve expansão de 386 mil veículos em relação ao 2T20 e de 126 mil veículos no trimestre (vs. 1T21), ultrapassando 5,6 milhões de veículos segurados, a maior frota segurada da série histórica. Também já está em operação em algumas regiões do País o Bllu, seguro por assinatura da Porto Seguro com preços mais acessíveis e potencial para contribuir com a expansão do mercado através da inclusão de novos clientes. No seguro de Vida (+16,3% vs. 2T20), destaque para o produto Individual, com incremento de 20,6% em relação aos prêmios do 2T20. Os seguros Patrimoniais cresceram 10,0% (vs. 2T20), com expansão em duplo dígito no seguro Empresarial e no Residencial da marca Porto Seguro, além do forte crescimento dos produtos novos, como os seguros de Bikes e de Responsabilidade Civil Profissional.

A vertical Saúde apresentou crescimento de 9,7% nos prêmios e receitas em relação ao 2T20, devido principalmente ao aumento nos prêmios do Saúde Empresarial (+10,4% vs. 2T20), que obteve um aumento de 41,9% no número de empresas seguradas (vs. 2T20). As vidas seguradas avançaram 19,0%, impulsionadas pela aceleração nas vendas do Saúde Empresarial e Odontológico no trimestre. A Porto Seguro está redesenhando todo o modelo de negócios das operações de Saúde, com o objetivo de acelerar a expansão dos negócios através de iniciativas que permitam avançar na oferta de soluções com uso intensivo de análise de dados e informações e inteligência artificial, em plataformas digitais alinhadas às demandas crescentes da população e às novas tendências de atendimento observadas ao redor do mundo.

Na vertical Negócios Financeiros, a receita cresceu 21,0% quando comparada ao 2T20, impulsionada principalmente pelo crescimento do Cartão de Crédito, Financiamento e Consórcio. A carteira de crédito atingiu R$ 11,5 bilhões ao final do trimestre, crescimento de 49,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, e o número de cartões de crédito alcançou 2,6 milhões (+8,0% vs. 2T20). O avanço desta vertical tem sido impulsionado por iniciativas na ampliação de oferta de produtos e serviços, pelo aumento da fidelização dos clientes do Cartão de Crédito e pelo lançamento do Aluguel Essencial, produto de Fiança Locatícia mais ágil, digital e econômico em relação ao produto tradicional. O gerenciamento eficaz da carteira de crédito e as ações para mitigação de risco seguiram contribuindo para a redução da inadimplência (NPL +90 dias), que atingiu 3,9% ao final do 2T21, apresentando melhora pelo quarto trimestre consecutivo e permanecendo abaixo da média da série histórica da Porto Seguro.

Na vertical Serviços, as receitas cresceram 24,7% no 2T21 em relação ao 2T20 e 1,7% em comparação ao 1T21, decorrente principalmente da expansão no faturamento do Carro Fácil (+49,8% vs. 2T20), que atingiu 8,1 mil contratos ativos ao final do trimestre e do Reppara!, com aumento de 47,1% nas receitas (vs. 2T20). A vertical Serviços conta com outros produtos por assinatura como o Tech Fácil, que oferece smartphones por assinatura com seguro incluso e benefícios exclusivos.

No consolidado de todos os negócios de seguros, o Índice Combinado atingiu 90,5% no 2T21 (+6,7 p.p. vs. 2T20). O resultado foi o segundo melhor em mais de 10 anos para este período do ano, decorrente principalmente da baixa sinistralidade do Auto (44,1%), favorecida pela melhoria nos modelos de subscrição e precificação de risco, e pela redução nas frequências em função da pandemia.

Além disso, os investimentos realizados ao longo dos últimos anos, sendo R$ 182 milhões apenas nos seis primeiros meses de 2021, destinados em grande parte ao aprimoramento e controle de processos e renovação tecnológica em negócios de alto potencial de crescimento, contribuíram para uma melhora de 3,0 p.p. no índice de despesas administrativas e operacionais nos últimos 5 anos (16,2% no 1S21 vs 19,2% no 1S16).

Dados do segundo trimestre de 2021

O resultado financeiro atingiu R$ 174,1 milhões no trimestre, através de um retorno sobre as aplicações financeiras (ex-previdência) de 2,22% no período (equivalente a 283% do CDI no período). Esse resultado é decorrente principalmente do retorno sobre as alocações em títulos indexados à inflação e em ativos de renda variável.

A Porto Seguro avançou na execução da estratégia de ampliar a autonomia e o foco em cada uma de suas verticais (Seguros, Saúde, Negócios Financeiros e Serviços), através de iniciativas como a alocação de profissionais da área de tecnologia nas unidades de negócio, potencializando o desenvolvimento de soluções que impulsionem o crescimento de cada vertical. Além disso, está em andamento a cisão da operação de assistência (sujeita a aprovação da SUSEP), que está dentro de uma das seguradoras do grupo (Porto Seguro Cia de Seguros Gerais) para uma nova empresa (Porto Seguro Assistência e Serviços S.A.), com o objetivo de alavancar o crescimento da vertical de Serviços através da otimização da gestão e oferta de serviços também para terceiros.

Ainda no campo societário, a Porto Seguro anunciou a aquisição de 50% de participação da Conectcar, do grupo Ultra, através de sua controlada Portoseg S.A., pelo valor de R$ 165 milhões. Os outros 50% das ações da Conectcar pertencem à Redecard, empresa controlada pelo Itaú. A Conectcar é uma das principais empresas do mercado no segmento de pagamentos eletrônicos automáticos em pedágios, estacionamentos, drive thrus e outros serviços. Esta operação potencializa a conexão entre a mobilidade e os diversos serviços financeiros da Porto Seguro, permitindo ampliar e modernizar benefícios existentes, além de fortalecer a estratégia de atração de clientes. Além disso, também foi aprovada pelo CADE a transação envolvendo a transferência da Porto.Pet para a Petlove, onde em contrapartida a Porto Seguro passou a deter 13,5% de participação na Empresa.

Na frente ASG, ênfase para a contribuição da Porto Seguro com a sociedade no enfrentamento da pandemia através de seus produtos e serviços, com destaque para o seguro de Vida, que desde o início da crise sanitária já indenizou mais de 3 mil famílias vítimas de perdas decorrentes do Covid-19, superando R$ 130 milhões em indenizações, e para o seguro Saúde, que deu cobertura para mais de 8,4 mil beneficiários que precisaram ser internados, sendo aproximadamente 6,5 mil em leito comum e 1,9 mil na UTI, além de ter prontamente ter realizado quase 100 mil testes de Covid-19 até junho de 2021.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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