LGPD, você está preparado?

Este foi o tema do Direto & Reto com Camillo na 29ª edição, que foi ao ar nesta quarta-feira (28/07)

As sanções para quem descumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) começarão a ser aplicadas a partir de 1º de agosto. Com isso, o Direto & Reto com Camillo trouxe alerta sobre o assunto na 29ª edição, que foi ao ar nesta quarta-feira (28/07), pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube. O tema “LGPD – Sanções a partir de 1º de agosto, você está preparado? Veja o que fazer”, foi abordado pelo Interim Chief Technology Officer da LGPDNOW, Paulo Moura, o vice-presidente financeiro da Fenacor e do Sincor-GO, Henderson de Paula Rodrigues, a diretora de Ensino Técnico da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Maria Helena Monteiro, e pelo presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo. 

“Desde que a LGPD se tornou uma realidade, em agosto do ano passado, a CNseg, Fenacor e outras entidades deram as mãos para entender as exigências da Lei e criar um ambiente que não tivesse impactos nos negócios dos corretores. E o setor de seguros é o que mais uso faz dos dados das pessoas”, comenta o presidente. Camillo ainda explicou que as entidades tiveram que trabalhar em três etapas: o entendimento da Lei, a orientação aos corretores de seguros, e a instrumentalização do corretor para o cumprimento da LGPD. 

Pensando nisso, a Central de Gestão de Serviços, Produtos e Benefícios da Fenacor e Sincors (CGS), em parceria com a Empresa Quintodomínio, criaram a plataforma LGPDCOR. A ferramenta ajuda os corretores a se adequarem aos dispositivos da LGPD, seja no gerenciamento dos processos, visualização de pendências e dos riscos da empresa; no cadastramento e manutenção dos registros dos responsáveis por cada departamento e suas atividades de captura de dados; ou ainda no mapeamento de dados e inventários.

Segundo Henderson, a plataforma foi customizada para atender os corretores de seguros, que trabalham com os dados mais sensíveis da população. “É de suma importância que o corretor entenda a governança dos dados. A LGPDCOR permite que o profissional facilite e adapte os processos para atender a legislação. A ferramenta auxilia na adequação, trazendo relatórios e apontando o que precisa ser melhorado”, explica. 

O CTO da LGDPNOW, Paulo Moura, explicou algumas funcionalidades da LGPDCOR, destacando a usabilidade, a centralização das questões jurídicas e os treinamentos disponíveis na plataforma. “A LGPD é uma lei de compliance, e compliance significa evidenciar, mostrar que você está adequado. Por isso, quem contrata a ferramenta, ganha um selo de qualidade, que certifica que está em dia com a legislação,  o que traz confiança aos consumidores, bem como às seguradoras”, completa o executivo. 

Maria Helena comentou que a LGPD vai atingir a todos e, principalmente, os corretores de seguros, já que trabalham com um grande volume de dados pessoais. “Para orientar a categoria, a ENS preparou um curso, gratuito, que teve como conteudista a Dra. Angelica Carlini. Em duas vídeo aulas, o curso explica como a LGPD atinge os corretores e como são as punições”, declara a diretora da ENS.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS